O papel que se desmancha na água e reduz entupimentos em banheiros de alto fluxo

Tecnologia da Tork (Essity) combina fibras especiais e dispenser patenteado para cortar desperdício, reduzir resíduos e facilitar manutenção

27 de novembro de 2025

O papel que se desmancha na água e reduz entupimentos em banheiros de alto fluxo

O novo papel higiênico da Tork, marca global da sueca Essity, começa a se desfazer mais rápido do que os outros, ao entrar em contato com o turbilhão de água vindo do acionamento da descarga.

Parece até mágica, mas é tecnologia, desenvolvida para evitar entupimentos e reduzindo o impacto ambiental causado pelo descarte de resíduos.

Sarah Sampaio, gerente nacional de Vendas & Customer Marketing para Higiene Profissional da Essity no Brasil, afirma que o papel se desmancha rapidamente, em questão de segundos. “Ele é resistente o suficiente para o uso, mas projetado para se desagregar logo que entra em contato com a água em movimento. Assim, não forma aquelas bolotas que acabam entupindo as tubulações.”

O produto faz parte de um sistema batizado de Smart One, que combina um papel com fibras especialmente desenvolvidas e um dispenser patenteado que libera apenas uma folha por vez.

A ideia é, aparentemente, simples: usar menos, descartar melhor e facilitar a manutenção de banheiros em locais de grande circulação — de shoppings e escolas a hospitais e indústrias.

“Além disso, o produto tem certificações ambientais rigorosas, como o FSC, que garante manejo florestal responsável — da extração da matéria-prima até o descarte”, explica Veronica Polzer, arquiteta e gestora ambiental.

“O Smart One utiliza fibras recicladas, o que ainda é raro no mercado brasileiro, e contribui para uma gestão de resíduos mais eficiente, com menor impacto ambiental”, afirma a especialista.

Todas as versões do Smart One são produzidas com fibras de florestas certificadas pelo FSC, o selo que garante manejo responsável da matéria-prima. A tecnologia foi desenvolvida internamente pela Essity, que tem mais de 70 fábricas espalhadas pelo mundo.

Além disso, a sustentabilidade pode ser observada no dispenser, aquele suporte onde o rolo é colocado, já que ele é fechado, tem trava metálica e libera apenas uma folha por vez.

Clique aqui para ler a matéria completa, produzida pelo Estadão Blue Studio, com patrocínio de Tork.