Tecnologia da Tork (Essity) combina fibras especiais e dispenser patenteado para cortar desperdício, reduzir resíduos e facilitar manutenção
27 de novembro de 2025
O novo papel higiênico da Tork, marca global da sueca Essity, começa a se desfazer mais rápido do que os outros, ao entrar em contato com o turbilhão de água vindo do acionamento da descarga.
Parece até mágica, mas é tecnologia, desenvolvida para evitar entupimentos e reduzindo o impacto ambiental causado pelo descarte de resíduos.
Sarah Sampaio, gerente nacional de Vendas & Customer Marketing para Higiene Profissional da Essity no Brasil, afirma que o papel se desmancha rapidamente, em questão de segundos. “Ele é resistente o suficiente para o uso, mas projetado para se desagregar logo que entra em contato com a água em movimento. Assim, não forma aquelas bolotas que acabam entupindo as tubulações.”
O produto faz parte de um sistema batizado de Smart One, que combina um papel com fibras especialmente desenvolvidas e um dispenser patenteado que libera apenas uma folha por vez.
A ideia é, aparentemente, simples: usar menos, descartar melhor e facilitar a manutenção de banheiros em locais de grande circulação — de shoppings e escolas a hospitais e indústrias.
“Além disso, o produto tem certificações ambientais rigorosas, como o FSC, que garante manejo florestal responsável — da extração da matéria-prima até o descarte”, explica Veronica Polzer, arquiteta e gestora ambiental.
“O Smart One utiliza fibras recicladas, o que ainda é raro no mercado brasileiro, e contribui para uma gestão de resíduos mais eficiente, com menor impacto ambiental”, afirma a especialista.
Todas as versões do Smart One são produzidas com fibras de florestas certificadas pelo FSC, o selo que garante manejo responsável da matéria-prima. A tecnologia foi desenvolvida internamente pela Essity, que tem mais de 70 fábricas espalhadas pelo mundo.
Além disso, a sustentabilidade pode ser observada no dispenser, aquele suporte onde o rolo é colocado, já que ele é fechado, tem trava metálica e libera apenas uma folha por vez.
Clique aqui para ler a matéria completa, produzida pelo Estadão Blue Studio, com patrocínio de Tork.
15 de dezembro de 2025
IA vira aliada para reduzir acidentes e proteger motoristas nas estradas brasileiras
13 de dezembro de 2025
Programa REVERTE® ganha escala na recuperação produtiva do Cerrado
12 de dezembro de 2025
Grupo 2W Motors entra em nova fase com as marcas Vespa e Piaggio no Brasil
16 de dezembro de 2025
PERFIL PROFISSIONAL Lucas Aliberti
11 de dezembro de 2025
PERFIL PROFISSIONAL: Debora Cristina Rodrigues
10 de dezembro de 2025
“O maior inimigo das marcas é a apatia”, diz o Cofundador e CCO da Euphoria Creative, Marcelo Rizério
20 de dezembro de 2024
Estadão Summit Imobiliário 2024: debates estratégicos marcaram a 9ª edição do evento
19 de dezembro de 2024
Fórum Estadão Reconstrução da Educação
5 de dezembro de 2024
Prêmio Estadão Finanças Mais 2024
Prêmio Mobilidade Estadão 2026
Estadão apresenta: Guia da Faculdade 2025
3 de dezembro de 2025
Marcas Mais 2025: ‘Estadão’ divulga o ranking das marcas mais envolventes do Brasil
12 de maio de 2023
Minha Canção #12 – Marcelo D2 (Parte 01)
5 de maio de 2023
Por Aí, com Patrícia Ferraz – 10ª edição do ‘Paladar Cozinha do Brasil’
3 de maio de 2023
Som a Pino Entrevista BNegão: ‘Eu gosto da possibilidade de viver tudo’
21 de agosto de 2023
Mochila da ‘raposinha’: conheça a marca Fjällräven, que virou febre no verão europeu e na Faria Lima
19 de agosto de 2023
‘Quero ser um jogador global’, diz Neymar sobre decisão de jogar no Al Hilal, da Arábia Saudita
2 de agosto de 2023
BRADESCO SEGUROS E TADEU SCHMIDT TRAZEM ‘TADEUZINHO’ PARA CONSCIENTIZAR POPULAÇÃO SOBRE A IMPORTÂNCIA DO SEGURO AUTO