Uso de dados e personalização são armas do varejo para reter consumidor ‘infiel’

Com consumidor cada vez mais dividido entre diferentes marcas na hora de fazer as compras de mercado, redes apostam em contextualização e customização para se destacar perante a concorrência

19 de julho de 2024

Uso de dados e personalização são armas do varejo para reter consumidor ‘infiel’

Uma pesquisa realizada pela Shopper Experience, em parceria com a Associação Paulista de Supermercados (Apas), mostrou que 73% dos consumidores vão a mais de uma loja para fazer suas despesas – no caso da classe A, o volume chega a 83% dos entrevistados.

Organizado no primeiro semestre de 2024, o levantamento também indica que cerca de um terço dos participantes vai a três ou mais lugares durante mês, sendo que o preço baixo, comum nos atacarejos, foi citado por 34% das pessoas como motivo para fidelizar-se a uma loja.

Outras razões, como localização, praticidade e comodidade, foram destacadas como essenciais.

Valéria Rodrigues (foto), CEO da consultoria Shopper Experience, diz que esse é um movimento que se explica pela expansão dos diferentes formatos de loja, como o atacarejo e os mercados de vizinhança.

Tendo em vista cenários que incluem a baixa previsibilidade do consumo e a disputa por preços, o caixa das grandes empresas pode ser afetado.

Segundo a especialista, vai conseguir se destacar quem colocar o consumidor no centro, pensando em suas necessidades e demandas. “Para isso, é preciso ir além dos dados frios e entender comportamentos”, explica.

“É um processo contínuo de aprendizado, e muitas empresas hoje já até trazem o consumidor para seu processo de inovação, testando iniciativas junto à base de clientes.”

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