Com consumidor cada vez mais dividido entre diferentes marcas na hora de fazer as compras de mercado, redes apostam em contextualização e customização para se destacar perante a concorrência
19 de julho de 2024
Uma pesquisa realizada pela Shopper Experience, em parceria com a Associação Paulista de Supermercados (Apas), mostrou que 73% dos consumidores vão a mais de uma loja para fazer suas despesas – no caso da classe A, o volume chega a 83% dos entrevistados.
Organizado no primeiro semestre de 2024, o levantamento também indica que cerca de um terço dos participantes vai a três ou mais lugares durante mês, sendo que o preço baixo, comum nos atacarejos, foi citado por 34% das pessoas como motivo para fidelizar-se a uma loja.
Outras razões, como localização, praticidade e comodidade, foram destacadas como essenciais.
Valéria Rodrigues (foto), CEO da consultoria Shopper Experience, diz que esse é um movimento que se explica pela expansão dos diferentes formatos de loja, como o atacarejo e os mercados de vizinhança.
Tendo em vista cenários que incluem a baixa previsibilidade do consumo e a disputa por preços, o caixa das grandes empresas pode ser afetado.
Segundo a especialista, vai conseguir se destacar quem colocar o consumidor no centro, pensando em suas necessidades e demandas. “Para isso, é preciso ir além dos dados frios e entender comportamentos”, explica.
“É um processo contínuo de aprendizado, e muitas empresas hoje já até trazem o consumidor para seu processo de inovação, testando iniciativas junto à base de clientes.”
Clique aqui para ler a matéria completa, produzida pelo Estadão Blue Studio.
19 de novembro de 2024
Obesidade no Brasil: causas, tratamentos e desafios de uma epidemia silenciosa
Política Nacional do Câncer aprovada demanda regulamentação e diálogo
Morar e viver bem na maturidade
23 de agosto de 2024
PERFIL: Rubens Angelo
20 de agosto de 2024
Propósito de Marca: Vico Benevides
26 de julho de 2024
PERFIL: Leonardo Aguiar
8 de novembro de 2024
Do Brasil para o Mundo: Fórum Estadão Think Discute Soluções Globais
7 de novembro de 2024
Estadão Summit Agro: o futuro do agronegócio em debate
5 de novembro de 2024
Conheça os vencedores do Prêmio Lugares Mais Incríveis para Trabalhar
28 de outubro de 2024
Marcas Mais 2024: Estadão divulga o ranking das marcas mais envolventes do Brasil
17 de outubro de 2024
Marcas Mais 2024: premiação acontecerá em São Paulo, dia 23
12 de maio de 2023
Minha Canção #12 – Marcelo D2 (Parte 01)
5 de maio de 2023
Por Aí, com Patrícia Ferraz – 10ª edição do ‘Paladar Cozinha do Brasil’
3 de maio de 2023
Som a Pino Entrevista BNegão: ‘Eu gosto da possibilidade de viver tudo’
21 de agosto de 2023
Mochila da ‘raposinha’: conheça a marca Fjällräven, que virou febre no verão europeu e na Faria Lima
19 de agosto de 2023
‘Quero ser um jogador global’, diz Neymar sobre decisão de jogar no Al Hilal, da Arábia Saudita
2 de agosto de 2023
BRADESCO SEGUROS E TADEU SCHMIDT TRAZEM ‘TADEUZINHO’ PARA CONSCIENTIZAR POPULAÇÃO SOBRE A IMPORTÂNCIA DO SEGURO AUTO