Primeira edição de evento em São Paulo terá ações de empresas como Braskem, Gerdau e Neoenergia para compensar emissões de gases de efeito estufa
28 de julho de 2023
O festival The Town, realizado em São Paulo em setembro, promete uma experiência relevante em questões ESG, sendo produzido pela Rock World, a mesma empresa por trás do Rock in Rio. A sustentabilidade é o foco, com avanços em temas como energia renovável e reciclagem, em parceria com patrocinadores. O Rock in Rio já busca compensar emissões desde 2006 e tem certificação ISO 20121 desde 2013, mas novas preocupações surgem com a crescente atenção do público às ações dos parceiros.
O evento procura conscientizar o público sobre sustentabilidade de forma não crítica, utilizando espaços e ações sustentáveis para conectar marcas com consumidores e buscar oportunidades de negócios. A mobilidade do público é priorizada para diminuir emissões, com linhas de trem e metrô operando 24 horas durante o festival. Compartilhar informações e exigências com a cadeia de parceiros é essencial, e um prêmio será concedido para boas práticas dos parceiros, estimulando o avanço em ESG. Marcas buscam a organização do evento para mostrar posicionamentos e soluções, conscientes do impacto na formação de opinião em sustentabilidade.
O festival The Town, produzido pela Rock World, busca ser um evento sustentável em São Paulo, abordando questões ESG e promovendo ações como o uso de energia renovável e reciclagem em parceria com patrocinadores. O Rock in Rio, empresa por trás do festival, já tem histórico de busca por compensação de emissões e certificação ISO 20121 desde 2013. O público tem se mostrado mais atento às ações dos parceiros, impulsionando a evolução das práticas sustentáveis. O evento procura conscientizar o público de forma não crítica sobre sustentabilidade e incentiva a mobilidade do público para reduzir as emissões.
O The Town é visto como uma oportunidade de levar a pauta sustentável ao público de forma simples e eficiente, utilizando espaços e ações sustentáveis para conectar marcas com consumidores e encontrar novos negócios. O evento, que ocorrerá no autódromo de Interlagos em cinco dias, estima receber 500 mil pessoas. O engajamento das marcas na promoção de suas soluções e posicionamentos evidencia a crescente importância da sustentabilidade como formadora de opinião. A premiação para boas práticas dos parceiros é uma estratégia para impulsionar o avanço na cadeia em temas de ESG.
A Braskem planeja implementar uma ação inédita em festivais de grande porte, como o Lollapalooza e o Rock in Rio: a reutilização de copos em parceria com fornecedores de bebidas como Heineken e Coca-Cola. Os clientes atrelarão o número do copo ao seu CPF por meio de um aplicativo, podendo usá-lo durante todo o evento. A cada compra da mesma bebida, os participantes ganham brindes, incentivando a reciclagem e sustentabilidade. A empresa também busca aumentar a produção de plástico reciclado para atender à demanda de interessados e está presente em parques e praias para coletar resíduos.
A empresa Gerdau, mesmo atuando principalmente no mercado “business to business” (B2B), vê nos festivais uma oportunidade de mudar a percepção negativa do setor de produção de aço, desmistificando-o e aumentando a consciência sobre a reciclagem. A empresa fornecerá aço 70% reciclado e 100% reciclável para a montagem dos palcos, com o objetivo de não gerar resíduos. Além disso, promoverá iniciativas de responsabilidade social, como um jogo sobre reciclagem em seu estande e uma parceria com o The Town e a Volkswagen para reformar casas e incentivar a empregabilidade em uma favela em São Paulo. A Gerdau enxerga nos festivais uma oportunidade de se conectar com o público mais jovem e de gerar valor de venda dos produtos através do impacto positivo gerado.
A atenção à cadeia de fornecedores é fundamental para evitar problemas como denúncias de trabalho escravo em festivais. Em 2023, o Lollapalooza enfrentou denúncias de montagem do palco, atualmente sob investigação do Ministério Público do Trabalho. O Rock in Rio também já foi denunciado por condições irregulares de trabalho em edições passadas. A organização dos festivais está empenhada em garantir metas, como zero resíduo para aterros, segurança no trabalho, combate ao desperdício alimentar e inclusão. Capacitar 100 mil pessoas para trabalhar na área de entretenimento até 2030 também é uma meta ambiciosa.
Matéria produzida pelo jornalismo do Estadão e otimizada por IA. Fonte: www.estadao.com.br
1 de novembro de 2024
Estadão é Media Partner da 24ª edição da Fenatran
31 de outubro de 2024
Logística e tecnologia da Amazon entregam produtos de forma ágil e eficiente para todo o Brasil
30 de outubro de 2024
Uma rotina de autocuidado para as varizes
23 de agosto de 2024
PERFIL: Rubens Angelo
20 de agosto de 2024
Propósito de Marca: Vico Benevides
26 de julho de 2024
PERFIL: Leonardo Aguiar
29 de outubro de 2024
Estadão Summit Saúde e Bem-Estar 2024
Lugares Mais Incríveis para Trabalhar 2024
28 de outubro de 2024
Marcas Mais 2024: Estadão divulga o ranking das marcas mais envolventes do Brasil
17 de outubro de 2024
Marcas Mais 2024: premiação acontecerá em São Paulo, dia 23
8 de outubro de 2024
Guia de Colégios 2024: Encontre a escola ideal para seu filho
12 de maio de 2023
Minha Canção #12 – Marcelo D2 (Parte 01)
5 de maio de 2023
Por Aí, com Patrícia Ferraz – 10ª edição do ‘Paladar Cozinha do Brasil’
3 de maio de 2023
Som a Pino Entrevista BNegão: ‘Eu gosto da possibilidade de viver tudo’
21 de agosto de 2023
Mochila da ‘raposinha’: conheça a marca Fjällräven, que virou febre no verão europeu e na Faria Lima
19 de agosto de 2023
‘Quero ser um jogador global’, diz Neymar sobre decisão de jogar no Al Hilal, da Arábia Saudita
2 de agosto de 2023
BRADESCO SEGUROS E TADEU SCHMIDT TRAZEM ‘TADEUZINHO’ PARA CONSCIENTIZAR POPULAÇÃO SOBRE A IMPORTÂNCIA DO SEGURO AUTO