Reserva financeira para os filhos: construindo possibilidades para o futuro de quem você ama

Confira estratégias inteligentes para estabelecer e administrar uma reserva destinada a despesas educacionais, compra de carro ou outras metas

9 de abril de 2024

Reserva financeira para os filhos: construindo possibilidades para o futuro de quem você ama

Tentar guardar de 5% a 20% da renda é uma das estratégias para quem quer poupar dinheiro de forma organizada e responsável. A dica vem do professor de Finanças Ricardo Rocha, do Instituto de Ensino e Pesquisa (Insper), que reforça o fato de que esse hábito deve ser criado o mais cedo possível.

Além disso, o especialista sugere separar a poupança destinada aos filhos da reserva de emergência, que deve ser usada em caso de doenças, desemprego e outras eventualidades.

Outra medida que deve ser tomada é manter uma carteira de investimentos diversificada, para quem pretende financiar a longo prazo a universidade dos filhos. A renda fixa, por exemplo, é um tipo de investimento mais seguro, enquanto, no caso da renda variável, não é possível saber a rentabilidade no momento da aplicação.

Por fim, pode ser uma boa ideia incluir os filhos na discussão sobre o assunto, pelo menos no período da adolescência, já que isso pode estimular a educação financeira nos jovens.

Clique aqui para ler a matéria completa, produzida pelo Estadão Blue Studio, com patrocínio de Bradesco Vida e Previdência.