Política Nacional de Prevenção e Combate ao Câncer pode revolucionar a jornada do paciente no SUS

Um dos principais pontos da proposta – em trâmite no Senado – transforma em lei o prazo para disponibilização dos tratamentos

30 de setembro de 2023

Política Nacional de Prevenção e Combate ao Câncer pode revolucionar a jornada do paciente no SUS

Os pacientes oncológicos no Brasil podem estar prestes a testemunhar um importantíssimo passo rumo a um cenário que lhes permitirá enfrentar o câncer de forma mais coordenada, humana e eficaz. Isso porque a Câmara dos Deputados aprovou em caráter emergencial, em 9 de agosto, o Projeto de Lei 2.952/22, que institui a Política Nacional de Prevenção e Controle do Câncer (PNPCC) no âmbito do SUS.

A intenção é melhorar a qualidade de vida dos pacientes, reduzir a mortalidade e diminuir a incidência da doença. Algumas das propostas do PL é promover a detecção precoce e o diagnóstico e organizar redes de atenção regionalizadas e descentralizadas, entre outras medidas.

Agora o Projeto segue para votação no Senado Federal (sem data definida), e, se aprovado, irá para a sanção do presidente da República, entrando em vigor 180 dias após a publicação.

Segundo Joana Jeker (foto), fundadora e presidente da Recomeçar – Associação de Mulheres Mastectomizadas de Brasília, faz muita diferença se cada cidadão ligar para o gabinete de um senador e pedir o apoio dela nesta aprovação. “Uma iniciativa simples, que pode significar a diferença entre vida e morte de um ser humano.”

Clique aqui para ler a matéria completa, produzida pelo Estadão Blue Studio, com patrocínio da Novartis.