Metrô de São Paulo Investiga Potencial de Geração de Energia Limpa com Turbina Eólica em seus Túneis

Equipamento aproveita o vento produzido pela movimentação dos trens para a geração de eletricidade; startup incubada no ITA desenvolveu tecnologia

17 de abril de 2024

Metrô de São Paulo Investiga Potencial de Geração de Energia Limpa com Turbina Eólica em seus Túneis

O Metrô de São Paulo conduziu testes com uma turbina eólica em seus túneis, visando aproveitar o vento gerado pelo movimento dos trens para gerar energia limpa. Desenvolvida pela startup Vento VAWT, em parceria com o ITA, a turbina apresentou uma eficiência três vezes maior do que as turbinas verticais convencionais, além de ser menor e mais fácil de instalar. Os testes demonstraram que uma turbina pode gerar 800 quilowatts por dia, o suficiente para iluminar túneis ou uma estação de médio porte. O Metrô busca explorar opções sustentáveis para sua matriz energética, incluindo a possibilidade de autoprodução de energia elétrica a partir de fontes renováveis, visando reduzir custos e impactos ambientais.

A inovação da turbina está em contornar o arrasto aerodinâmico comum em outros modelos, aproveitando eficientemente o vento de todas as direções. Sua pequena estrutura e a capacidade de instalação em espaços reduzidos são destacadas como vantagens em comparação com as turbinas convencionais. Além disso, a possibilidade de colocar várias turbinas juntas para aumentar a geração de energia conforme a necessidade do local é mencionada como uma flexibilidade adicional do sistema.

A Vento VAWT ressalta ainda outros benefícios, como o baixo ruído, custos menores de transporte e a proteção à fauna, destacando a possibilidade de instalar telas ao redor das turbinas para proteger a vida selvagem. Essa iniciativa se alinha aos esforços do Metrô em busca de soluções sustentáveis e eficientes energeticamente, contribuindo para reduzir sua pegada ambiental e promover práticas mais responsáveis no transporte público.

Matéria produzida pelo jornalismo do Estadão e sintetizada por IA. Fonte: www.estadao.com.br