Por Bertha Fernandes, head de Marketing, Whirpool
10 de maio de 2024
Nós, mulheres, passamos boa parte das nossas vidas tentando equilibrar o lado profissional e pessoal, costumamos ter diversos relógios com ponteiros acelerados que nos “cobram” para sermos mães, para construirmos uma carreira de excelência ou para diversas outras coisas.
Ufa, é cansativo até de pensar, não é? Como mulher, mãe e head de marketing de uma grande empresa, sei o quanto somos cobradas por esses relógios e o quanto buscamos ser reconhecidas e acolhidas nesses momentos cruciais.
Sendo assim, é tão importante perceber que estamos sendo vistas e apoiadas, seja pelas pessoas que nos cercam até as marcas que gostamos de consumir. E é aqui que começa o grande desafio das marcas, por onde começar a criar uma conversa sincera, próxima e afetiva com o seu consumidor?
Quando pensamos em datas importantes, como o dia das mães, eu, como uma profissional que atua na área de comunicação dessas marcas, me vi frente ao dilema de não criar “só mais uma campanha”, mas representar de forma genuína os conflitos que nós mulheres e mães, vivenciamos no dia a dia.
E não são apenas as novas gerações que buscam conexão com aquilo que consomem em suas vidas. O tema tem sido cada vez mais atual e consumidores de todas as idades buscam se reconhecer entre o propósito das suas marcas preferidas. Quando cito no início do texto o relógio biológico que a vida nos “impõe”, principalmente para as mulheres, trago a reflexão para o meu momento de vida também.
Sou mãe de um menino lindo de quatro anos, e acabo de assumir um cargo importante em uma das maiores empresas de eletrodomésticos do mundo. Ou seja, tudo acontecendo ao mesmo tempo, assim como a trajetória da Bianca Andrade, empresária e influencer que é o rosto da nova campanha da Brastemp, e materializa de forma muito verdadeira esse diálogo sobre como conciliar tudo que vivemos.
Me identifico e associo ao momento atual citado na campanha, onde tenho duas Berthas coexistindo ao mesmo tempo, a mulher e a profissional. Vivo todos esses momentos no tempo que eu escolhi, lidando da melhor forma para que eu esteja presente em cada uma dessas áreas.
Maternar tem os seus desafios tanto quanto ser responsável pela comunicação de marketing de grandes marcas como Brastemp e Consul. Assim como diversos momentos da vida, existem as dores e os amores. Mas cabe a cada uma de nós, mulheres e mães, mudarmos a visão de mundo, pararmos os relógios que nos cobram tanto e realizarmos nossos planos e sonhos no nosso tempo.
Assim como trazemos na campanha o mote “tudo ao mesmo tempo, mas tudo no seu tempo”, sinto que é este o ponto de equilíbrio entre dividir as expectativas do mundo e viver a liberdade de ser quem se é, sendo feliz em suas mais diversas escolhas, formas e versões de si mesma.
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