Estratégico, segmento de petróleo e gás faz muito mais do que levar combustíveis aos postos

Setor representa 10% do PIB nacional, gera 1,6 milhão de empregos, fatura anualmente R$ 420 bilhões e recolhe cerca de R$ 130 bilhões em impostos

16 de janeiro de 2024

Estratégico, segmento de petróleo e gás faz muito mais do que levar combustíveis aos postos

Quando o assunto é o segmento de petróleo e gás no Brasil, os números são grandiosos. O Instituto Brasileiro de Petróleo e Gás (IBP) diz que o setor representa 10% do PIB nacional, gera 1,6 milhão de empregos diretos e indiretos, fatura anualmente R$ 420 bilhões e recolhe cerca de R$ 130 bilhões somente em impostos.

Hoje, mais de 180 empresas distribuidoras são responsáveis por manter os modais brasileiros abastecidos e garantir a qualidade dos combustíveis vendidos, sejam eles nacionais, sejam importados.

Essas companhias movimentaram mais de 120 bilhões de litros de combustíveis líquidos só no último ano, de acordo com o IBP – fazendo a ponte entre os produtores de derivados de petróleo (e biocombustíveis) e os mais de 41 mil postos revendedores de combustíveis distribuídos pelo País.

Além da importância econômica, as distribuidoras passarão a ter um papel ainda mais estratégico para o sucesso da transição energética no Brasil, e as iniciativas de descarbonização já sinalizam que a transição já começou no setor.