Reportagens especiais do Estadão Blue Studio sobre o tema foram publicadas no jornal desta quarta
29 de novembro de 2023
O Estadão Blue Studio publicou uma série de matérias sobre o Enem na edição desta quarta-feira (29) no Estadão. Com mais de duas décadas, o exame cresceu, amadureceu e se consolidou como uma ferramenta democrática para os jovens que carregam o sonho universitário.
Quando o concurso começou a ser realizado, em 1998, foram recebidas 157.221 inscrições, pouco mais de 10% do total de 1,5 milhão de estudantes que terminariam o ensino médio daquele ano. Em 2023, participaram 3.934.242 candidatos.
Sempre em busca do aperfeiçoamento, há a possibilidade de o exame ser realizado de forma totalmente online em breve, e isso traz novas questões, além do debate sobre se a presença da redação, e toda a subjetividade que esse tipo específico de prova encerra, é uma boa forma de avaliação dos jovens estudantes.
Futuro escrito com quatro letrasEm 25 anos, Enem consolida-se como etapa decisiva para o destino universitário dos jovens brasileiros
Reformulações marcaram a história do exameComo todo jovem, prova passou por momentos difíceis até chegar à maturidade
Operação de guerraMeio milhão de pessoas são envolvidas no processo de organização e realização das provas em 1.700 municípios
Evolução importante, ainda que lentaA melhoria do desempenho em todas as áreas testadas pelo Enem indica que o ensino médio está melhor do que há 25 anos
Democratização é marca da provaVárias iniciativas foram sendo aplicadas ao longo dos anos para ampliar as oportunidades de acesso ao ensino superior
Presença da redação não é unanimidadeRisco de subjetividade, complexidade e custo do processo de avaliação são tidos como pontos vulneráveis
14 de janeiro de 2025
Estadão celebra os 471 anos de São Paulo com caderno especial
10 de janeiro de 2025
Inovação, caminho para o desenvolvimento sustentável
8 de janeiro de 2025
Maior liquidação da história da Casas Bahia acontece este mês
16 de janeiro de 2025
IA nos Negócios: Guilherme Arruda e Luis Mesa
18 de dezembro de 2024
Propósito de Marca: Leonardo Zalcman
17 de dezembro de 2024
IA nos Negócios: André Turquetto
20 de dezembro de 2024
Estadão Summit Imobiliário 2024: debates estratégicos marcaram a 9ª edição do evento
19 de dezembro de 2024
Fórum Estadão Reconstrução da Educação
5 de dezembro de 2024
Prêmio Estadão Finanças Mais 2024
Guia de Pós + MBA 2024
11 de dezembro de 2024
Estadão apresenta: Guia da Faculdade 2024
12 de maio de 2023
Minha Canção #12 – Marcelo D2 (Parte 01)
5 de maio de 2023
Por Aí, com Patrícia Ferraz – 10ª edição do ‘Paladar Cozinha do Brasil’
3 de maio de 2023
Som a Pino Entrevista BNegão: ‘Eu gosto da possibilidade de viver tudo’
21 de agosto de 2023
Mochila da ‘raposinha’: conheça a marca Fjällräven, que virou febre no verão europeu e na Faria Lima
19 de agosto de 2023
‘Quero ser um jogador global’, diz Neymar sobre decisão de jogar no Al Hilal, da Arábia Saudita
2 de agosto de 2023
BRADESCO SEGUROS E TADEU SCHMIDT TRAZEM ‘TADEUZINHO’ PARA CONSCIENTIZAR POPULAÇÃO SOBRE A IMPORTÂNCIA DO SEGURO AUTO