Companhia de programa de fidelidade abriu capital e investiu R$ 200 milhões na mudança.
11 de maio de 2023
A Dotz, uma empresa brasileira de programa de fidelidade, está passando por uma transformação para se tornar uma companhia de tecnologia que reúne marketplace e fintech. Desde o IPO em maio de 2021, a empresa arrecadou R$ 390,7 milhões, dos quais R$ 200 milhões foram direcionados para essa transformação. Embora alguns analistas vejam potencial no novo modelo de negócio da Dotz, eles relatam que os resultados estão demorando para chegar. Desde o IPO, as ações da empresa na B3 já caíram 94%.
Os analistas reconhecem que o momento atual é difícil para empresas de tecnologia em fase de investimento, especialmente para aquelas que trabalham com marketplace e fintechs, devido à aversão ao risco na concessão de crédito. No entanto, alguns projetos da Dotz não estão sendo executados na velocidade esperada, como a loja online própria do marketplace e a integração dos negócios da fintech de crédito Noverde. Outra crítica dos investidores é a queda no número de clientes ativos na área de cartão de crédito.
O fundador e presidente da Dotz, Roberto Chade, refuta as críticas e afirma que a mudança feita desde o IPO é “brutal”. Ele argumenta que a empresa está em processo de evolução, não mais de construção. Chade acrescenta que a receita por usuário vem crescendo devido à ampliação dos serviços oferecidos pela Dotz. Antes, o cliente entrava no programa de fidelidade, ganhava “dotz” quando fazia compras em um supermercado parceiro e trocava esses “dotz” por outro produto. Agora, ele ainda pode adotar um cartão de crédito com o qual é possível acumular “dotz”, pegar um empréstimo pessoal com a empresa e trocar os “dotz” por dinheiro.
Apesar das críticas, Chade afirma que a Dotz deve atingir o ponto de equilíbrio financeiro neste ano. Para isso, a empresa vem reduzindo gastos, o que inclui demissões recentes. Embora os resultados ainda não estejam à altura das expectativas dos investidores, Chade acredita que a empresa está no caminho certo e que a receita por usuário continuará crescendo.
Matéria produzida pelo jornalismo do Estadão e otimizada por IA. Fonte: www.estadao.com.br
10 de novembro de 2024
Futuro da Saúde em discussão no 28º Congresso da Abramge
9 de novembro de 2024
OAB de São Paulo fará primeira eleição 100% online
8 de novembro de 2024
Plaenge lança empreendimento de luxo nos Jardins, ancorado em seu legado de 54 anos
23 de agosto de 2024
PERFIL: Rubens Angelo
20 de agosto de 2024
Propósito de Marca: Vico Benevides
26 de julho de 2024
PERFIL: Leonardo Aguiar
4 de novembro de 2024
Prêmio Mobilidade Estadão 2025
1 de novembro de 2024
Estadão é Media Partner da 24ª edição da Fenatran
29 de outubro de 2024
Estadão Summit Saúde e Bem-Estar 2024
28 de outubro de 2024
Marcas Mais 2024: Estadão divulga o ranking das marcas mais envolventes do Brasil
17 de outubro de 2024
Marcas Mais 2024: premiação acontecerá em São Paulo, dia 23
8 de outubro de 2024
Guia de Colégios 2024: Encontre a escola ideal para seu filho
12 de maio de 2023
Minha Canção #12 – Marcelo D2 (Parte 01)
5 de maio de 2023
Por Aí, com Patrícia Ferraz – 10ª edição do ‘Paladar Cozinha do Brasil’
3 de maio de 2023
Som a Pino Entrevista BNegão: ‘Eu gosto da possibilidade de viver tudo’
21 de agosto de 2023
Mochila da ‘raposinha’: conheça a marca Fjällräven, que virou febre no verão europeu e na Faria Lima
19 de agosto de 2023
‘Quero ser um jogador global’, diz Neymar sobre decisão de jogar no Al Hilal, da Arábia Saudita
2 de agosto de 2023
BRADESCO SEGUROS E TADEU SCHMIDT TRAZEM ‘TADEUZINHO’ PARA CONSCIENTIZAR POPULAÇÃO SOBRE A IMPORTÂNCIA DO SEGURO AUTO