Complexo da EuroChem produzirá 15% dos fertilizantes fosfatados do Brasil

Ações socioambientais em Minas garantem geração de emprego e preservação ambiental

14 de março de 2024

Complexo da EuroChem produzirá 15% dos fertilizantes fosfatados do Brasil

A fábrica da empresa EuroChem no interior de Mi­nas Gerais será um megacomplexo verticalizado responsável por 15% da produção nacional do insumo, a partir de um investimento na casa de US$ 1 bilhão. A iniciativa vai reduzir a necessidade do Brasil de importar fertilizantes fosfatados.

A licença de operação da fábrica foi concebida pelo Conselho Estadual de Política Ambiental de Minas Gerais no fim de 2023.

Dados oficiais da empresa mostram que, desde que chegou ao Brasil, há quase 8 anos, apro­ximadamente US$ 2,5 bilhões foram aportados no cenário brasileiro. A meta do Comple­xo de Serra do Salitre, planta que vai ocupar quase 20 mi­lhões de metros quadrados, é colocar 1 milhão de toneladas de fertilizantes fosfatados no mercado brasileiro.

Um dos objetivos é promover a recuperação de nascentes e fortalecer as áreas de preservação permanente por meio de atividades de reflorestamento. Os cálculos apresentados pela empresa contabilizam o plantio de 135 mil mudas de espécies nativas em 75 pontos da região, englobando uma área total de quase 400 hectares.

Clique aqui para ler a matéria completa, produzida pelo Estadão Blue Studio, com patrocínio de EuroChem.