Capital baiana se joga nas parcerias privadas

Prefeitura turbina carteira de projetos para tentar alavancar economia

5 de março de 2024

Capital baiana se joga nas parcerias privadas

As parcerias público-privadas têm tudo para fazer de Salvador um exemplo de como essa união pode ser um caminho forte em direção ao desenvolvimento urbano.

O projeto mais próximo de sair do papel é o de uma arena multiuso que vai receber um investimento da ordem de R$ 200 milhões. A ideia é que ela fique 100% pronta no ano que vem. O local terá capacidade para 12 mil pessoas, e, quando estiver na configuração esportiva, para receber esportes de areia, por exemplo, poderá abrigar cerca de 7,5 mil pessoas.

O empreendimento, que será climatizado e terá tratamento acústico, ficará instalado no complexo do Parque dos Ventos, ficará perto do Centro de Convenções da cidade, na Orla da Boca do Rio.

No centro histórico da cidade, há um outro projeto de revitalização de praças e edifícios. O local, inclusive, recebeu mais de 300 mil turistas no verão vindos dos cruzeiros marítimos que chegam pela Baía de Todos os Santos.

Outros vários projetos estão sendo desenvolvidos e devem ser apresentados ao mercado nos próximos meses, incluindo iniciativas para melhorar a mobilidade, a logística, a educação e a habitação da cidade, além de promover maior eficiência à gestão dos cemitérios de Salvador, como várias cidades brasileiras vêm fazendo.