Cannes Lions: Brasil ‘abocanha’ 1º Grand Prix, cinco Leões de Ouro e mais 21 prêmios

AKQA traz para o País o prêmio na categoria Digital Craft com uma campanha da Nike que colocou a tenista Serena Williams para jogar contra ela mesma usando ferramentas de inteligência artificial

20 de junho de 2023

Cannes Lions: Brasil ‘abocanha’ 1º Grand Prix, cinco Leões de Ouro e mais 21 prêmios

A agência AKQA recebeu o principal prêmio na categoria Digital Craft no Cannes Lions Festival Internacional de Criatividade, graças a uma campanha para a Nike. O Brasil conquistou seu primeiro Grand Prix no evento, com um total de 27 prêmios no segundo dia, incluindo cinco Leões de Ouro, 11 Leões de Prata e 10 Leões de Bronze.

A campanha da AKQA Brasil envolveu a tenista Serena Williams duelando contra uma versão dela mesma de 20 anos atrás, criada com a ajuda de inteligência artificial que reproduziu os movimentos da atleta em partidas anteriores. O projeto levou anos para ser finalizado, devido à complexidade técnica de analisar as informações da performance da tenista nas quadras. A diretora geral da AKQA no Brasil expressou sua satisfação com o reconhecimento da agência e destacou a importância da tecnologia na campanha.

Leões de Ouro

No Palácio dos Festivais, foram entregues estatuetas douradas para várias agências e empresas. A AKQA recebeu o prêmio Digital Craft, a VMLY&R ganhou o Entertainment Lions for Gaming, a DM9 foi premiada na categoria Design, a Ogilvy venceu no Entertainment Lions for Sports e o Tiktok recebeu o prêmio no Entertainment Lions for Music. O Greenpeace conquistou um Leão de Ouro na categoria Entertainment Lions for Gaming com a campanha “Los Santos +3º”, que abordou o aquecimento global com os jovens da geração Z.

A VMLY&R Brasil foi responsável por essa campanha e o Greenpeace já recebeu sete prêmios, incluindo dois Leões de Ouro. A Ogilvy ganhou o Leão de Ouro na categoria Entertainment Lions for Sport com a campanha “Lea” da Intimus, que contou a história de Lea Campos, a primeira árbitra de futebol em 1967. A intenção do projeto era inspirar meninas a se aventurarem no esporte.

O Brasil não recebeu prêmios na categoria Film Craft. No primeiro dia do festival, a agência Gut conquistou um Leão de Ouro com a campanha “Feat Store” para o Mercado Livre, que contou com a participação da cantora drag queen Pabllo Vittar e novos artistas da cena LGBT+ nacional.

Confira, abaixo, a lista de todos os prêmios do Brasil no segundo dia do festival de Cannes Lions:

Design Lions

Leão de Ouro para DM9, por “O custo do Ouro” da URIHI Associação Yanomami

Leão de Prata para FCB Brasil, por “O futuro é Preto” da Revista Raça

Leão de Bronze para AKQA, por “Neo Icarus” da Abebe Bikila

Leão de Bronze para Africa, por “A jornada do autismo” da Vivo

Leão de Bronze para Africa, por “Truccs” da Trucss

Entertainment Lions for Gaming

Leão de Ouro e Prata para VMLY&R, por “Los Santos +3º” para o Greenpeace

Leão de Prata para VMLY&R, por “The Gaming Cap” da Dell

Leão de Bronze para David, por “Missão: Wooper” do Burger King

Leão de Bronze para Soko, por “Game-Her” da Guaraná Antártica

Leão de Bronze para David, por “Burger Glitch” do Burger King

Leão de Bronze para Almap BBDO, por “Unbanned armband” de All Out

Industry Craft Lions

Leão de Bronze para DM9, por “The one Exhibition” para a FotoGlobal

Leão de Bronze para FCB Brasil, por “O futuro é Preto”, para Revista Raça

Entertainment Lions

Leão de Prata para a FCB Brasil, por “TR for Teacher”, para a Navneet

Digital Craft Lions

Grand Prix e Leão de Prata para a AKQA, por “Never done evolving” da Nike

Leão de Ouro e Prata para a AKQA, por “Cartão de Transparência do Congresso em Foco

Entertainment Lions for Music

Leão de Ouro, Prata e Bronze para o Tiktok, por “Rosalia Motomami Live Experience for Tiktok”

Leão de Prata para Gut, por “Feat Store” do Mercado Livre

Leão de Prata para BETC Havas, por “Save the Favela” do Kondizilla

Entertainment Lions for Sport

Leão de Ouro para a Ogilvy, por “Lea” da Kimberly Klak

Leão de Prata para Africa, por “The Exiled Team” da Brahma

Leão de Prata para VMLY&R, por “Professores Pretos” da Vivo

Matéria produzida pelo jornalismo do Estadão e otimizada por IA. Fonte: www.estadao.com.br