Campanha para valorização da educação mobiliza setor privado da área educacional

Pautas incluem alíquota neutra na reforma tributária e reestruturação do financiamento estudantil

29 de agosto de 2023

Campanha para valorização da educação mobiliza setor privado da área educacional

Celso Niskier, secretário executivo Fórum das Entidades Representativas do Ensino Superior Particular, foi a Brasília (DF) para solicitar a manutenção da alíquota neutra para educação no texto da reforma tributária que foi encaminhado ao Senado após aprovação na Câmara dos Deputados.

O pedido, que foi levado ao relator da matéria, senador Eduardo Braga, faz parte da campanha #EducaçãoMaisForte, lançada em maio deste ano com o objetivo de levar atenção para o segmento privado. De acordo com Niskier, cerca de 16 milhões de alunos brasileiros estudam em instituições particulares em todos os níveis e mais de 80% deles pertencem às classes C, D e E, com renda familiar per capita mensal de até três salários mínimos.

“Em termos de defesa de uma educação mais forte, estamos trabalhando em várias frentes. No âmbito da política, buscamos mostrar que 16 milhões de estudantes dependem da escola privada para um futuro melhor”, explica Niskier (foto).

Um estudo elaborado pelo Fórum com dados de 102 países mostra que 65 deles isentam o setor de educação e 20 países cobram tributos entre 0% e 10%, incluindo o Brasil.

Clique aqui para ler a matéria completa, produzida pelo Estadão Blue Studio, com patrocínio do Fórum das Entidades Representativas do Ensino Superior Particular.