Asco 2024: Conheça as novidades contra o câncer apresentadas no maior encontro mundial sobre o tema

Novas abordagens em câncer de mama, de pele e de intestino estão entre os destaques do maior evento de oncologia do mundo. Conferência reforçou também a importância dos cuidados paliativos para os pacientes

10 de junho de 2024

Asco 2024: Conheça as novidades contra o câncer apresentadas no maior encontro mundial sobre o tema

Durante o congresso da Sociedade Americana de Oncologia Clínica (Asco, na sigla em inglês), Rudinei Linck, oncologista clínico do Hospital Sírio-Libanês, destacou DESTINY-Breast06, que demonstrou a eficácia da droga Trastuzumabe Deruxtecana em pacientes com câncer de mama com receptor de hormônio positivo metastático, após terapia hormonal.

O medicamente ofereceu maior potência e tempo de controle da doença, mostrando-se superior à quimioterapia tradicional.

O evento, que é o maior do setor no planeta, foi realizado em Chicago, nos Estados Unidos, na última terça-feira (4), e reuniu oncologistas do mundo inteiro – mais de 40 mil profissionais de saúde estiveram presentes. O objetivo é reunir as últimas descobertas no tratamento e diagnóstico do câncer.

Durante a sessão Plenária, dedicada às descobertas de maior relevância do evento, um dos destaques foi o estudo NADINA, no qual cientistas avaliaram pacientes com diagnóstico avançado de melanoma, um câncer de pele agressivo. Com a combinação de dois ciclos de imunoterapia (com ipilimumabe e nivolumabe) antes da cirurgia para a retirada do tumor, em vez de depois dela, diminuiu-se o risco de recidiva da doença.

Já em relação ao cuidado paliativo, uma pesquisa apresentado na Plenária mostrou que as consultas remotas são tão eficazes quanto as presenciais, para a qualidade de vida de pessoas com tumor de pulmão avançado.

Clique aqui para ler a matéria completa, produzida pelo Estadão Blue Studio, com patrocínio de Hospital Sírio-Libanês.