A importância de fazer diferente: como o Assaí inova para ser gigante do varejo alimentar

Completando 50 anos em 2024, marca é sinônimo das transformações do consumo do brasileiro na última década

26 de julho de 2024

A importância de fazer diferente: como o Assaí inova para ser gigante do varejo alimentar

O Assaí completa 50 anos em 2024 e se firma como o segundo maior grupo do País no segmento de varejo alimentar, segundo ranking divulgado pela Associação Brasileira de Supermercados (Abras).

A companhia possui, hoje, 293 lojas espalhadas pelo Brasil, ampliando ainda mais seu leque de clientes. Segundo dados da própria empresa, no total, os consumidores finais giram em torno de 55% da base, contra 45% de pessoas jurídicas.

Rodrigo Callisperis (foto), diretor-executivo de Tecnologia e Inovação do Assaí, ressalta que o atacarejo nem existia há 50 anos, quando a empresa iniciou suas atividades, mas que houve uma grande mudança de estratégia nos últimos 10 anos para atender o consumidor final, já que, segundo ele, atender esse público é diferente de atender os empreendedores, porque demanda muito mais serviços e demanda atenção aos detalhes.

“Antigamente, tudo era vendido em caixa ou engradado, não dava para dividir na caixa registradora. Hoje, com tecnologia, a gente consegue precificar, consegue saber quando precisa reabastecer os produtos, consegue viabilizar as mudanças numa volumetria que faça sentido”, explica o executivo.

Além da inteligência artificial, outras iniciativas na área da tecnologia vêm fazendo a diferença. O aplicativo Meu Assaí, por exemplo, foi lançado em abril de 2023 e já conta com 13 milhões de pessoas cadastradas. O app tem como foco se aproximar das pessoas físicas e entender a jornada do cliente dentro das lojas da marca.

Clique aqui para ler a matéria completa, produzida pelo Estadão Blue Studio.