CEO e Fundadora da Purple Metrics
10 de maio de 2024
O propósito de marca é um elemento fundamental na construção de uma identidade empresarial sólida e relevante no cenário atual. Compreender como as marcas se conectam com seu propósito e o universo tecnológico é essencial para se manterem relevantes e competitivas. Nesta nova série de entrevistas, o Estadão Blue Studio reuniu uma seleção exclusiva de executivos do mercado para compartilharem suas perspectivas sobre como as marcas estão alinhando seu propósito com as demandas e oportunidades oferecidas. Prepare-se para mergulhar em insights valiosos. #aproveiteoconteúdo
Com certeza o propósito de marca se popularizou desde a década de 2010. Porém o efeito disso quase 15 anos depois é que muitas empresas abraçaram causas ou discursos engajadores que não estão lastreados em seus produtos. E o consumidor começou a desconsiderar esse tipo de discurso que não tem raízes na prática.
Dito isso, é muito difícil que a maioria das empresas tenham de fato propósitos tão grandiosos quanto suas declarações de propósito. Algumas empresas, sim, nascem com propósitos claros, e às vezes eles podem ser simples ou não gigantescos e ainda assim funcionar.
Então nem moda, nem detalhe, nem fundamental, propósito é uma possibilidade que pode fazer sentido quando alinhada com o fundamento da empresa.
Nem todas. E acho que temos que viver bem com essa possibilidade.
Eu já vi de tudo, mas sempre passa por um processo de autoconhecimento. Em geral, existe alguma ideia fundamental, essencial, que está na raiz da construção da empresa e que motiva a todos. Ela costuma ter bastante relação com a tese do negócio.
O que os estudos acadêmicos sobre marca comprovam é que o que dá competitividade é a distintividade da marca, aqueles elementos que fazem ela ser única e proprietária. Esses ativos de marca são o que gera o reconhecimento da marca e facilitam que os consumidores comprem seus produtos. Propósito é uma forma de distintividade, mas está longe de ser a única.
Nunca vi testes de correlação entre força da empresa e campanhas que declaram propósito mas, sem dúvida, os consumidores esperam que as empresas cumpram com suas promessas. Então, se o propósito não for lastreado em produto, ele vira uma promessa falsa, o que é um grande risco para uma marca.
________
Esperamos que tenha gostado deste conteúdo!
A Série de Entrevista: “Propósito de Marca” é um espaço editorial para convidados compartilharem suas visões, experiências e inspirações com o mercado. As informações e opiniões formadas neste artigo são de responsabilidade única do autor. Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Estadão.
16 de setembro de 2024
Como modernizar instituições de ensino com informatização de forma rápida e com segurança
Rede D’Or, uma das empresas mais sustentáveis do mundo
14 de setembro de 2024
Dia reformula operação no Brasil, renova lojas e foca a proximidade com qualidade para seus clientes
23 de agosto de 2024
PERFIL: Rubens Angelo
26 de julho de 2024
PERFIL: Leonardo Aguiar
19 de julho de 2024
PERFIL: Rodrigo Almeida
5 de julho de 2024
Summit Mobilidade 2024 discute desafios e perspectivas do transporte urbano e deslocamento ativo
2 de outubro de 2023
ZARA HOME LANÇA LOJA ON-LINE NO BRASIL
18 de agosto de 2023
Summit Estadão Indústria Automotiva: Etanol dá vantagem ao Brasil para atingir metas de descarbonização
29 de abril de 2024
Melhores Serviços 2024: Estadão anuncia ranking
14 de dezembro de 2023
Empresas Mais 2023: Estadão divulga o ranking econômico mais completo do Brasil
30 de outubro de 2023
Guia da Faculdade 2023: as melhores instituições de ensino do Brasil reveladas
12 de maio de 2023
Minha Canção #12 – Marcelo D2 (Parte 01)
5 de maio de 2023
Por Aí, com Patrícia Ferraz – 10ª edição do ‘Paladar Cozinha do Brasil’
3 de maio de 2023
Som a Pino Entrevista BNegão: ‘Eu gosto da possibilidade de viver tudo’
21 de agosto de 2023
Mochila da ‘raposinha’: conheça a marca Fjällräven, que virou febre no verão europeu e na Faria Lima
19 de agosto de 2023
‘Quero ser um jogador global’, diz Neymar sobre decisão de jogar no Al Hilal, da Arábia Saudita
2 de agosto de 2023
BRADESCO SEGUROS E TADEU SCHMIDT TRAZEM ‘TADEUZINHO’ PARA CONSCIENTIZAR POPULAÇÃO SOBRE A IMPORTÂNCIA DO SEGURO AUTO