CEO e Fundador da Chilli Beans
27 de junho de 2024
O propósito de marca é um elemento fundamental na construção de uma identidade empresarial sólida e relevante no cenário atual. Compreender como as marcas se conectam com seu propósito e o universo tecnológico é essencial para se manterem relevantes e competitivas. Nesta nova série de entrevistas, o Estadão Blue Studio reuniu uma seleção exclusiva de executivos do mercado para compartilharem suas perspectivas sobre como as marcas estão alinhando seu propósito com as demandas e oportunidades oferecidas. Prepare-se para mergulhar em insights valiosos. #aproveiteoconteúdo
1) Ter um propósito é moda, detalhe ou fundamental?
Ter um propósito é fundamental, na minha visão toda marca precisa buscar um impacto na vida das pessoas e essa é um dos pilares de um branding bem-feito. Além de definir seu propósito, a empresa precisa comunicar isso para a sociedade, para os consumidores. E praticar no dia a dia. Propósito, assim como visão, valores, cultura, não pode ser só uma placa na parede, precisa ter verdade.
2) Toda marca tem um propósito?
Toda marca deveria buscar o seu, mas vejo muitas empresas e empreendedores ainda patinando com isso. Faço muitas mentorias com empresários, sempre pergunto para eles quem tem agência de marketing e muitos não tem. A comunicação ainda é vista como custo e não investimento em marca. Apenas postar em rede social não é branding. Vejo muita oportunidade no mercado para as marcas se posicionarem e escolherem suas bandeiras. Definir porque a marca existe é sempre um bom primeiro passo de um negócio.
3) Como uma companhia descobre e difunde seu propósito?
Ela descobre definindo bem as suas bandeiras, exercitando seu produto, seu serviço, entendendo como se conectar com o consumidor, ouvindo o público, os impactos nas pessoas – é uma construção contínua. Para difundir tudo isso, precisa começar de dentro, formando um time que entenda e se identifique com esse propósito da marca e aí sim partir para comunicar com o mercado a sociedade. Um exemplo recente que eu achei excelente é a marca de chocolates Dengo.
4) Quem não tem um propósito claro está perdendo competitividade?
Perde em vários sentidos, não só competividade, também corre o risco de perder a conexão com o cliente. Já vi muita marca morrer pois não acompanhou a mudança de gerações e não soube se reinventar. Ter um propósito claro dá um norte para o seu time todo e relembra constantemente porque estamos aqui.
5) Uma empresa que torna público o seu propósito, se torna mais forte ou vulnerável?
Toda empresa deve ter seu propósito, que não tem nada a ver com lucro, metas, etc – é algo maior. Isso fortalece a marca no longo prazo e, no mundo de hoje, é uma demanda do público: todos nós queremos saber no que aquela marca acredita e isso influencia nas nossas decisões de consumo. Aqui na Chilli Beans nosso propósito sempre foi claro e contribuiu muito para o crescimento da marca.
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Esperamos que tenha gostado deste conteúdo!
A Série de Entrevista: “Propósito de Marca” é um espaço editorial para convidados compartilharem suas visões, experiências e inspirações com o mercado. As informações e opiniões formadas neste artigo são de responsabilidade única do autor. Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Estadão.
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