Ninguém vai enfrentar a crise climática sozinho’, diz diretora da Unilever

Juliana Marra, diretora de Comunicação, Assuntos Corporativos e Sustentabilidade da Unilever no Brasil, fala sobre as soluções de baixo carbono em escala da companhia

30 de novembro de 2025

Ninguém vai enfrentar a crise climática sozinho’, diz diretora da Unilever

“A Unilever participa das COPs há muitos anos, mas esta edição foi, sem dúvida, especial”, avaliou Juliana Marra, diretora de Comunicação, Assuntos Corporativos e Sustentabilidade da empresa, no Brasil.

Durante a presença da Unilever na COP-30, em Belém, a companhia reforçou a estratégia da empresa de dar escala a modelos sustentáveis por meio de parcerias em sua cadeia produtiva. Aproveitou para destacar avanços em economia circular e transição energética, além de liderar um painel sobre agricultura regenerativa.

“Trata-se de uma resposta concreta para garantir a continuidade dos nossos negócios e da segurança do abastecimento de ingredientes, promovendo um cultivo ambientalmente sustentável, resiliente às mudanças climáticas e economicamente justo para o produtor, com investimentos que apoiem sua transição para modelos mais sustentáveis”, disse Juliana.

Sobre a agenda climática, a executiva conta que a operação brasileira tem sido referência nos avanços de descarbonização dentro da Unilever. “Entre 2015 e 2024, reduzimos 83% das emissões das nossas operações, um resultado 11 pontos percentuais acima da média global, e alinhado à meta da companhia de eliminar 100% das emissões absolutas das operações até 2030.”

A empresa, hoje, conta com quatro fábricas no Brasil movidas integralmente por energia limpa e renovável, que, juntas, evitam quase 45 mil toneladas de CO2. “Como empresa global, disseminamos as soluções para outros países também”, explica Juliana.

“Na Indonésia, por exemplo, a Unilever foi a primeira empresa a adotar biometano em uso industrial, incentivando o desenvolvimento desse novo mercado de energia no País.”

Clique aqui para ler a matéria completa, produzida pelo Estadão Blue Studio, com patrocínio de Unilever.