Certos hábitos transformam a maneira como você lida com o dinheiro no dia a dia; confira dicas
20 de agosto de 2025
Quero? Preciso? Posso? Devo? Essas são quatro perguntas que devem ser feitas antes de adquirir qualquer produto, para evitar fazer compras por impulso ou levar para casa algo semelhante ao que você já possui.
Além disso, é necessário dedicação para manter as contas em ordem, já que imprevistos e contas extras atrapalham os planos de quem pretende poupar. Conhecer os valores das contas fixas e das despesas extras também acaba sendo algo fundamental para quem quer economizar.
Confira 5 dicas para colocar novos hábitos em prática:
1. Conheça os seus gastos. É muito importante saber quanto você ganha e quanto você gasta. Colocar tudo em uma planilha é o primeiro passo. Há diversas ferramentas que auxiliam a controlar esse fluxo.
2. Diminua despesas extras. Estabeleça uma quantidade de recursos que você vai usar para jantar fora, comprar algum item pessoal ou viajar. Só essa mudança de hábito já pode ajudá-lo a economizar um bom dinheiro.
3. Compare preços. Procure na internet ou explore supermercados físicos para a compra do mês. Muitas vezes a diferença entre os valores dos produtos cobrados pelos estabelecimentos é grande.
4. À vista é sempre melhor. A economia do dia a dia ajuda a comprar o que for necessário à vista. Dessa maneira, você pode evitar usar o cartão de crédito sem planejamento.
5. Invista. Faça investimentos e amplie seus rendimentos futuros com o dinheiro extra que você conseguir guardar. Sempre é hora de pensar no amanhã.
Clique aqui para ler a matéria completa, produzida pelo Estadão Blue Studio, com patrocínio de Bradesco Vida e Previdência.
29 de abril de 2026
Endividamento elevado impulsiona busca por crédito emergencial fora dos bancos
Conclusão de obras no córrego Veleiros amplia capacidade de drenagem na zona sul
26 de abril de 2026
A nova era da cirurgia do joelho
16 de abril de 2026
Trends: “Vemos uma tendência de as pessoas darem mais valor para as experiências”, diz Eduardo Malheiros, CEO do Grupo Wish
26 de março de 2026
Trends: “A inteligência artificial não vai substituir aquele calor humano da recepção do hotel”, diz Ronaldo Beber, CEO da Gramado Parks
12 de março de 2026
Trends: “Aliar hospitalidade e entretenimento é o grande diferencial”, diz Lucas Fiuza, CEO da WAM Experience
20 de dezembro de 2024
Estadão Summit Imobiliário 2024: debates estratégicos marcaram a 9ª edição do evento
19 de dezembro de 2024
Fórum Estadão Reconstrução da Educação
5 de dezembro de 2024
Prêmio Estadão Finanças Mais 2024
29 de dezembro de 2025
Guia de Pós+MBA 2025
11 de dezembro de 2025
Prêmio Mobilidade Estadão 2026
10 de dezembro de 2025
Estadão apresenta: Guia da Faculdade 2025
12 de maio de 2023
Minha Canção #12 – Marcelo D2 (Parte 01)
5 de maio de 2023
Por Aí, com Patrícia Ferraz – 10ª edição do ‘Paladar Cozinha do Brasil’
3 de maio de 2023
Som a Pino Entrevista BNegão: ‘Eu gosto da possibilidade de viver tudo’
21 de agosto de 2023
Mochila da ‘raposinha’: conheça a marca Fjällräven, que virou febre no verão europeu e na Faria Lima
19 de agosto de 2023
‘Quero ser um jogador global’, diz Neymar sobre decisão de jogar no Al Hilal, da Arábia Saudita
2 de agosto de 2023
BRADESCO SEGUROS E TADEU SCHMIDT TRAZEM ‘TADEUZINHO’ PARA CONSCIENTIZAR POPULAÇÃO SOBRE A IMPORTÂNCIA DO SEGURO AUTO