Motiva discute o futuro da mobilidade urbana no maior evento do setor no Brasil

Companhia compartilha sua experiência em concessão de infraestrutura em 15 painéis, cobrindo diversos temas desse ecossistema

7 de outubro de 2025

Motiva discute o futuro da mobilidade urbana no maior evento do setor no Brasil

Realizado entre 23 e 25 de setembro, o evento Cidade CSC 2025 teve como tema central o papel da mobilidade urbana nas grandes metrópoles e seu potencial para transformar a vida da população.

Participaram do encontro executivos da Motiva de diversas áreas, que, durante os três dias de atividades, compartilharam experiências e reafirmaram o compromisso da companhia em melhorar a vida das pessoas por meio da mobilidade.

“Quando você reúne, no mesmo fórum, mobilidade urbana, inteligência e inovação, mobilizando gestores públicos e empresas privadas a pensarem em soluções e nas melhores práticas para a população, estamos no caminho certo”, disse André Salcedo, vice-presidente da plataforma de trilhos da Motiva, na abertura do evento. “Porque é dessa forma que veremos o País atingindo seu potencial máximo.”

A plataforma de trilhos da Motiva – que é atualmente a maior da América Latina e 7ª maior operadora privada de trilhos do mundo – é a divisão da empresa responsável pelo transporte de passageiros sobre trilhos.

Ela transporta, atualmente, 3 milhões de pessoas por dia e emprega 7 mil colaboradores diretos – sendo responsável pelas operações das concessões das Linhas 4, 5, 8 e 9 de metrô na capital paulista; pelo Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) no Rio de Janeiro e pelo MetrôBahia, em Salvador.

“Trabalhamos diariamente para melhorar a vida da população e tornar o Brasil mais inclusivo e com mais oportunidades para todos”, afirmou Salcedo.

A plataforma de trilhos da Motiva tem recebido investimentos que resultam, para os usuários de transporte público, em deslocamentos mais modernos e eficientes.

Apenas no segundo trimestre deste ano, o montante foi de R$ 198 milhões em melhorias em oito estações, com foco em infraestrutura, sistemas de energia e modernização da operação, especialmente nas Linhas 8-Diamante, 9-Esmeralda e 5-Lilás do metrô da capital paulista.

Em relação ao impacto ambiental, somente a plataforma de trilhos da Motiva evitou a emissão de 115.721 toneladas de gases de efeito estufa no primeiro semestre de 2025, um aumento de 2,2% em relação ao mesmo período de 2024. 

Na foto: André Salcedo, vice-presidente da plataforma de trilhos da Motiva (Crédito: Felipe Rau/Estadão Blue Studio)

Clique aqui para ler a matéria completa, produzida pelo Estadão Blue Studio, com patrocínio de Motiva.