Mitigar emissões e fortalecer o Cerrado

Com projeto Renova Terra, Unilever investirá R$ 32 milhões até 2030 na adoção de práticas de agricultura regenerativa em áreas de cultivo de soja no bioma

28 de outubro de 2025

Mitigar emissões e fortalecer o Cerrado

O Renova Terra, iniciativa voltada à implementação de práticas de agricultura regenerativa no Cerrado brasileiro, será apresentado pela Unilever durante a COP-30, em Belém.

Lançado em maio deste ano, é um dos cases estratégicos da agenda global de sustentabilidade da empresa e é realizado em parceria com a CJ Selecta.

A previsão de investimentos é de R$ 32 milhões, para transformar até 45 mil hectares de cultivo de soja até 2030 — área equivalente a 70% a 90% da soja usada na maionese Hellmann’s produzida no País.

“O Brasil é absolutamente central para a nossa meta global de regenerar 1 milhão de hectares até 2030″, diz Andrés González, presidente da Unilever Brasil. “Dada a potência do agronegócio brasileiro e a relevância do mercado local, o Renova Terra é um dos programas de agricultura regenerativa mais estratégicos da Unilever no mundo.”

Com o programa, que está em fase inicial e concentrado no engajamento de produtores rurais e na definição de indicadores ambientais e produtivos que nortearão a mensuração dos resultados, a expectativa é de que participem até 45 produtores da região do Sudoeste Goiano, Triângulo Mineiro, Alto Paranaíba e Noroeste de Minas Gerais.

Cada propriedade receberá suporte técnico personalizado, incentivo financeiro e acompanhamento contínuo de indicadores como emissão de carbono, saúde do solo e biodiversidade.

“O Renova Terra é um modelo de transformação sistêmica, com potencial para escalar soluções regenerativas de forma estruturada”, explica González.

“O programa combina suporte técnico de ponta, incentivos financeiros que garantem uma transição segura e mensuração de impacto baseada em indicadores como biodiversidade do solo, assegurando rastreabilidade e credibilidade em toda a cadeia.”

“Como Hellmann’s é líder da categoria e está presente em 72% dos lares brasileiros, uma ampla parcela da população passará a consumir um produto feito com óleo de soja que ajuda a restaurar o solo, preservar o bioma Cerrado e sequestrar carbono”, afirma o executivo.

“O consumidor encontrará o mesmo sabor, textura e praticidade, com a certeza de estar fazendo uma escolha mais responsável e consciente.”

Na foto: Andrés González, presidente da Unilever Brasil (Crédito: Divulgação/Unilever)

Clique aqui para ler a matéria completa, produzida pelo Estadão Blue Studio, com patrocínio de Unilever.