Equipamento aproveita o vento produzido pela movimentação dos trens para a geração de eletricidade; startup incubada no ITA desenvolveu tecnologia
17 de abril de 2024
O Metrô de São Paulo conduziu testes com uma turbina eólica em seus túneis, visando aproveitar o vento gerado pelo movimento dos trens para gerar energia limpa. Desenvolvida pela startup Vento VAWT, em parceria com o ITA, a turbina apresentou uma eficiência três vezes maior do que as turbinas verticais convencionais, além de ser menor e mais fácil de instalar. Os testes demonstraram que uma turbina pode gerar 800 quilowatts por dia, o suficiente para iluminar túneis ou uma estação de médio porte. O Metrô busca explorar opções sustentáveis para sua matriz energética, incluindo a possibilidade de autoprodução de energia elétrica a partir de fontes renováveis, visando reduzir custos e impactos ambientais.
A inovação da turbina está em contornar o arrasto aerodinâmico comum em outros modelos, aproveitando eficientemente o vento de todas as direções. Sua pequena estrutura e a capacidade de instalação em espaços reduzidos são destacadas como vantagens em comparação com as turbinas convencionais. Além disso, a possibilidade de colocar várias turbinas juntas para aumentar a geração de energia conforme a necessidade do local é mencionada como uma flexibilidade adicional do sistema.
A Vento VAWT ressalta ainda outros benefícios, como o baixo ruído, custos menores de transporte e a proteção à fauna, destacando a possibilidade de instalar telas ao redor das turbinas para proteger a vida selvagem. Essa iniciativa se alinha aos esforços do Metrô em busca de soluções sustentáveis e eficientes energeticamente, contribuindo para reduzir sua pegada ambiental e promover práticas mais responsáveis no transporte público.
Matéria produzida pelo jornalismo do Estadão e sintetizada por IA. Fonte: www.estadao.com.br
15 de dezembro de 2025
IA vira aliada para reduzir acidentes e proteger motoristas nas estradas brasileiras
13 de dezembro de 2025
Programa REVERTE® ganha escala na recuperação produtiva do Cerrado
12 de dezembro de 2025
Grupo 2W Motors entra em nova fase com as marcas Vespa e Piaggio no Brasil
16 de dezembro de 2025
PERFIL PROFISSIONAL Lucas Aliberti
11 de dezembro de 2025
PERFIL PROFISSIONAL: Debora Cristina Rodrigues
10 de dezembro de 2025
“O maior inimigo das marcas é a apatia”, diz o Cofundador e CCO da Euphoria Creative, Marcelo Rizério
20 de dezembro de 2024
Estadão Summit Imobiliário 2024: debates estratégicos marcaram a 9ª edição do evento
19 de dezembro de 2024
Fórum Estadão Reconstrução da Educação
5 de dezembro de 2024
Prêmio Estadão Finanças Mais 2024
Prêmio Mobilidade Estadão 2026
Estadão apresenta: Guia da Faculdade 2025
3 de dezembro de 2025
Marcas Mais 2025: ‘Estadão’ divulga o ranking das marcas mais envolventes do Brasil
12 de maio de 2023
Minha Canção #12 – Marcelo D2 (Parte 01)
5 de maio de 2023
Por Aí, com Patrícia Ferraz – 10ª edição do ‘Paladar Cozinha do Brasil’
3 de maio de 2023
Som a Pino Entrevista BNegão: ‘Eu gosto da possibilidade de viver tudo’
21 de agosto de 2023
Mochila da ‘raposinha’: conheça a marca Fjällräven, que virou febre no verão europeu e na Faria Lima
19 de agosto de 2023
‘Quero ser um jogador global’, diz Neymar sobre decisão de jogar no Al Hilal, da Arábia Saudita
2 de agosto de 2023
BRADESCO SEGUROS E TADEU SCHMIDT TRAZEM ‘TADEUZINHO’ PARA CONSCIENTIZAR POPULAÇÃO SOBRE A IMPORTÂNCIA DO SEGURO AUTO