ICL alerta para ameaça silenciosa que afeta boa parte dos produtos vendidos no Brasil
15 de julho de 2025
Corrosão de mancais, quebra da correia dentada e danos a pistões e ao eixo virabrequim são alguns dos problemas mecânicos causados por lubrificantes adulterados. Além do alto custo de reparo, os defeitos muitas vezes não têm cobertura pela garantia do veículo.
De acordo com a Associação Brasileira de Combate à Falsificação (ABCF), um em cada cinco produtos comercializados no Brasil apresenta algum tipo de irregularidade, agindo de forma quase invisível e trazendo consequências sérias.
O impacto envolve não apenas gastos desnecessários, mas também segurança nas estradas, risco de acidentes e prejuízos estimados em R$ 1,4 bilhão por ano, considerando falhas mecânicas, perda de garantia, manutenção e evasão tributária.
Carlo Faccio, diretor executivo do Instituto Combustível Legal (ICL), diz que o uso contínuo de um óleo adulterado deixa sequelas irreversíveis, que podem se manifestar a qualquer momento — inclusive em situações de alto tráfego. “Nosso objetivo é reforçar que essa ameaça, embora muitas vezes invisível, compromete diretamente a dirigibilidade e a segurança de quem está ao volante.”
Ainda segundo Faccio, uma medida simples a ser tomada, para evitar produtos adulterados, é optar por marcas reconhecidas e pontos de venda confiáveis – e ter atenção redobrado no caso de compras pela internet.
“Marketplaces e plataformas de e-commerce têm sido canais de entrada para produtos falsificados ou clonados. Preços muito abaixo do mercado e embalagens danificadas ou sem lacre de segurança são sinais de alerta”, destaca o especialista.
Clique aqui para ler a matéria completa, produzida pelo Estadão Blue Studio, com patrocínio de ICL.
15 de dezembro de 2025
IA vira aliada para reduzir acidentes e proteger motoristas nas estradas brasileiras
13 de dezembro de 2025
Programa REVERTE® ganha escala na recuperação produtiva do Cerrado
12 de dezembro de 2025
Grupo 2W Motors entra em nova fase com as marcas Vespa e Piaggio no Brasil
16 de dezembro de 2025
PERFIL PROFISSIONAL Lucas Aliberti
11 de dezembro de 2025
PERFIL PROFISSIONAL: Debora Cristina Rodrigues
10 de dezembro de 2025
“O maior inimigo das marcas é a apatia”, diz o Cofundador e CCO da Euphoria Creative, Marcelo Rizério
20 de dezembro de 2024
Estadão Summit Imobiliário 2024: debates estratégicos marcaram a 9ª edição do evento
19 de dezembro de 2024
Fórum Estadão Reconstrução da Educação
5 de dezembro de 2024
Prêmio Estadão Finanças Mais 2024
Prêmio Mobilidade Estadão 2026
Estadão apresenta: Guia da Faculdade 2025
3 de dezembro de 2025
Marcas Mais 2025: ‘Estadão’ divulga o ranking das marcas mais envolventes do Brasil
12 de maio de 2023
Minha Canção #12 – Marcelo D2 (Parte 01)
5 de maio de 2023
Por Aí, com Patrícia Ferraz – 10ª edição do ‘Paladar Cozinha do Brasil’
3 de maio de 2023
Som a Pino Entrevista BNegão: ‘Eu gosto da possibilidade de viver tudo’
21 de agosto de 2023
Mochila da ‘raposinha’: conheça a marca Fjällräven, que virou febre no verão europeu e na Faria Lima
19 de agosto de 2023
‘Quero ser um jogador global’, diz Neymar sobre decisão de jogar no Al Hilal, da Arábia Saudita
2 de agosto de 2023
BRADESCO SEGUROS E TADEU SCHMIDT TRAZEM ‘TADEUZINHO’ PARA CONSCIENTIZAR POPULAÇÃO SOBRE A IMPORTÂNCIA DO SEGURO AUTO