Iniciativa se fortalece sobre três pilares: planeta, pessoas e bem-estar animal
30 de novembro de 2025
Criada há 5 anos, a Jornada Flora é uma iniciativa já consolidada como exemplo de aplicação prática na produção de leite no Brasil. E ela esteve presente nos debates levados pela Danone à COP-30, que teve como objetivo tratar de suas estratégias ambientalmente sustentáveis.
Tiago Santos, CEO da Danone Brasil, falou sobre o desafio simultâneo, que é reduzir impactos ambientais, aumentar a produtividade e fortalecer economicamente os produtores que integram sua cadeia. “Nosso objetivo é mitigar os impactos do clima e aumentar a resiliência do setor ao descarbonizar a cadeia do leite.”
A empresa, que atua no País há 55 anos, relata que, nos últimos quatro anos, as fazendas participantes registraram redução de 47% nas emissões de CO2 e 42% nas emissões de metano, resultados obtidos diretamente no ambiente produtivo.
A Jornada Flora se apoia em três eixos — planeta, pessoas e bem-estar animal — que orientam desde técnicas de agricultura regenerativa até manejo dos resíduos e melhoria da produtividade.
De acordo com o CEO, elevar a renda no campo tem impacto direto na permanência das famílias na atividade. “Quando a renda melhora, aumenta a possibilidade de sucessão. Os filhos passam a enxergar futuro e não querem sair da fazenda”, diz Santos.
A Danone destaca que, com a parceria com o Banco do Brasil, produtores participantes tiveram acesso a cerca de R$ 175 milhões em crédito nos últimos três anos — um fator que, segundo a empresa, tem permitido investimentos em eficiência, infraestrutura e manejo.
Clique aqui para ler a matéria completa, produzida pelo Estadão Blue Studio, com patrocínio de Danone.
22 de dezembro de 2025
Transplantes, pesquisa e gestão pública: como a Rede D’Or atua em responsabilidade social
XP lança selo de excelência e busca elevar padrões de qualidade no mercado financeiro
Pará desponta na criação de um modelo de pecuária rastreável e sustentável
16 de dezembro de 2025
PERFIL PROFISSIONAL Lucas Aliberti
11 de dezembro de 2025
PERFIL PROFISSIONAL: Debora Cristina Rodrigues
10 de dezembro de 2025
“O maior inimigo das marcas é a apatia”, diz o Cofundador e CCO da Euphoria Creative, Marcelo Rizério
20 de dezembro de 2024
Estadão Summit Imobiliário 2024: debates estratégicos marcaram a 9ª edição do evento
19 de dezembro de 2024
Fórum Estadão Reconstrução da Educação
5 de dezembro de 2024
Prêmio Estadão Finanças Mais 2024
Prêmio Mobilidade Estadão 2026
Estadão apresenta: Guia da Faculdade 2025
3 de dezembro de 2025
Marcas Mais 2025: ‘Estadão’ divulga o ranking das marcas mais envolventes do Brasil
12 de maio de 2023
Minha Canção #12 – Marcelo D2 (Parte 01)
5 de maio de 2023
Por Aí, com Patrícia Ferraz – 10ª edição do ‘Paladar Cozinha do Brasil’
3 de maio de 2023
Som a Pino Entrevista BNegão: ‘Eu gosto da possibilidade de viver tudo’
21 de agosto de 2023
Mochila da ‘raposinha’: conheça a marca Fjällräven, que virou febre no verão europeu e na Faria Lima
19 de agosto de 2023
‘Quero ser um jogador global’, diz Neymar sobre decisão de jogar no Al Hilal, da Arábia Saudita
2 de agosto de 2023
BRADESCO SEGUROS E TADEU SCHMIDT TRAZEM ‘TADEUZINHO’ PARA CONSCIENTIZAR POPULAÇÃO SOBRE A IMPORTÂNCIA DO SEGURO AUTO