Idor: ciência do Brasil para o mundo

Com apoio da Rede D’Or, Instituto desponta como referência internacional em diversas áreas e firma-se como um dos maiores centros de pesquisa da América Latina

10 de fevereiro de 2025

Idor: ciência do Brasil para o mundo

O Instituto D’Or de Pesquisa e Ensino (Idor), mantido pela Rede D’Or (a maior empresa de saúde privada da América Latina), atua em colaboração com universidades e centros de pesquisa em mais de 80 países, além de manter parcerias com renomadas instituições nacionais, como Fiocruz, UFRJ, UFMG e USP.

Trata-se de uma instituição privada sem fins lucrativos, fundada em 2010, que reúne cerca de 100 pesquisadores de diversas especialidades e que já se consolidou como um dos mais proeminentes centros de pesquisa médica e inovação científica no País e no mundo.

Para se ter uma ideia do alcance, suas pesquisas resultaram em mais de 2.300 artigos científicos publicados em revistas de grande prestígio, cujo impacto se comprova nas mais de 62 mil citações recebidas ao longo dos anos.

O índice Field Weighted Citation Impact (FWCI), que mede a influência científica global, posiciona o Idor (2,11) ao lado de conceituadas universidades e centros de pesquisa do mundo (veja inf.), como Harvard (2,08), MIT (2,28) e Stanford (2,23).

Vale lembrar que o Idor já contribuiu para os avanços no conhecimento sobre a infecção pelo vírus Zika e suas consequências no desenvolvimento do sistema nervoso central, como a microcefalia. Conduziu também diferentes linhas de pesquisa em resposta urgente à pandemia de Covid-19.

Clique aqui para ler a matéria completa, produzida pelo Estadão Blue Studio, com patrocínio de Rede D’Or.