Ícone do varejo mostra os caminhos do empreendedorismo

Ricardo Nunes, fundador da Ricardo Eletro, reúne o antigo time de executivos para capacitar líderes dos mais diversos setores

17 de abril de 2025

Ícone do varejo mostra os caminhos do empreendedorismo

Em três décadas, Ricardo Nunes se tornou o responsável por uma das mais fantásticas histórias de crescimento do varejo brasileiro, começando com uma lojinha de 20 m2, em Divinópolis (MG), e transformando seu negócio em uma rede que chegou a ter 1.200 lojas, 45 mil funcionários e faturamento anual de R$ 12 bilhões.

O executivo vendeu a Ricardo Eletro para um grupo de investidores, em 2018, e, de lá para cá, surgiram incentivos para criar um negócio de educação empresarial.

“Uma das pessoas que mais me impulsionaram nessa direção foi o Abilio Diniz. Ele disse que era um projeto que tinha tudo a ver comigo e que me faria muito feliz”, recorda o empreendedor.

Para seguir neste caminho, construiu o método RGV, que guiaria as atividades do Grupo R1, criado para ajudar empreendedores a percorrer os caminhos já conhecidos por Ricardo. O Grupo cresceu 152% no ano passado e a projeção para 2025 é crescer mais 115%.

Para se ter uma ideia, a primeira imersão de 40 horas, concentrada em três dias, reuniu 15 empresários em São Paulo, e hoje em dia, três anos e meio depois, mais de 10 mil pessoas já passaram pela experiência.

Quem participa do projeto é convidado a integrar o Clube R1, que oferece oferece acompanhamento ao longo de um ano.

A proposta é falar de tudo que ocupa e preocupa os empreendedores – não apenas as vendas, maior especialidade de Ricardo, mas também aspectos como processos, controles administrativos, gestão de pessoas, integração da cultura corporativa, tributos, marketing, entre muitos outros.

Clique aqui para ler a matéria completa, produzida pelo Estadão Blue Studio, com patrocínio de Grupo R1.