Estudo realizado pela SAP em parceria com a Oxford Economics em oito países demonstra que a busca por resultados efetivos substituiu de vez a fase de experimentação da Inteligência Artificial
12 de dezembro de 2025
O estudo global “Value of AI”, realizado pela SAP em parceria com a Oxford Economics, entrevistou 200 líderes de médias e grandes empresas, de diversos setores, em cada país.
Além do Brasil, participaram Estados Unidos, China, Alemanha, Reino Unido, Índia, Singapura e Austrália.
Os dados mostram que o Brasil está entre os mercados mais avançados da pesquisa na transformação da IA em valor de negócio.
Segundo o levantamento, embora os investimentos anuais no Brasil ainda sejam menores que em mercados como China (US$ 42 milhões) e Estados Unidos (US$ 37 milhões), o País está entre as economias que mais devem expandir seu investimento nos próximos anos.
Hoje, o investimento médio nacional está em US$ 14,2 milhões por ano. Até 2027, a projeção é que o investimento cresça 36%, atingindo US$ 19,3 milhões. ritmo semelhante ao de países como Alemanha (37%) e Reino Unido (40%) e que posiciona o Brasil entre os mercados que mais planejam investir no curto prazo. Se confirmadas, as projeções representariam ROI médio de US$ 5,8 milhões ao ano.
Rui Botelho, presidente da SAP Brasil, diz que a pesquisa mostra que as empresas brasileiras estão entrando em uma nova fase de maturidade digital, em que a IA deixa de ser um experimento e passa a ser uma alavanca de crescimento.
“Os resultados comprovam que, quando a IA é integrada a dados de qualidade e fluxos de trabalho inteligentes, o retorno aparece de forma concreta e sustentável”, afirma o executivo.
Na média do estudo, a proporção das tarefas que já contam com algum tipo de suporte de IA saltará de 25% para 41% em dois anos. No Brasil, a variação será semelhante, de 23% para 40%.
Em relação às possíveis dificuldades relacionadas ao tema, a pesquisa revela que 70% dos executivos brasileiros demonstram baixa confiança na capacidade de integrar dados de forma responsável adequadamente entre áreas internas e 60% com parceiros externos. “Há clareza de que não existe IA confiável sem dados confiáveis”, enfatiza o presidente da SAP.
Clique aqui para ler a matéria completa, produzida pelo Estadão Blue Studio, com patrocínio de SAP Brasil.
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