Habilidades socioemocionais: o novo diferencial no mercado de trabalho

Pesquisa revela importância da inteligência emocional nas empresas; ensino acadêmico pode contribuir com essas competências

6 de fevereiro de 2025

Habilidades socioemocionais: o novo diferencial no mercado de trabalho

As competências socioemocionais e a capacidade de gestão interpessoal são algumas das características observadas, cada vez mais, por empregadores do mundo corporativo atual.

A consultoria de recrutamento e seleção Robert Half realizou uma enquete no LinkedIn que mostrou que a inteligência emocional é considerada a principal habilidade para uma boa liderança na atualidade, eleita por 49% dos 726 entrevistados.

Na pesquisa, comunicação eficaz e a capacidade de inspirar aparecem logo na sequência, sendo escolhidas por 27% e 22% das pessoas, respectivamente.

Milena Seabra, diretora executiva da Faculdade Belavista, diz que percebe as lacunas na transição dos estudantes para o ambiente universitário, em relação aos dados que mostram uma certa distância das competências emocionais e sociais dos jovens atualmente.

“Os alunos chegam preparados tecnicamente à faculdade, mas com dificuldades para lidar com as exigências emocionais e sociais do universo profissional”, diz.

Por isso, centros acadêmicos, como a Faculdade Belavista, têm adotado abordagens diferenciadas para capacitar os alunos aos desafios contemporâneos. A instituição combina a formação humanística com o pragmatismo dos negócios.

Com cursos de Direito e Economia, a Faculdade inclui em sua grade curricular o Core Curriculum, com disciplinas voltadas às ciências humanas e à formação empreendedora, que integra aspectos humanísticos com um forte viés de inovação. Entre as matérias, estão Filosofia Política, Antropologia, Ética e Literatura além de Gestão Empreendedora, Liderança, Negociação e Estratégia.

Clique aqui para ler a matéria completa, produzida pelo Estadão Blue Studio, com patrocínio de Faculdade Belavista.