Fachadas de prédios de São Paulo recebem projeções para alertar sobre o abandono de pets

Ação de Guabi Natural conscientiza sobre cenário preocupante de cães e gatos em situação de vulnerabilidade no Brasil

4 de dezembro de 2025

Fachadas de prédios de São Paulo recebem projeções para alertar sobre o abandono de pets

Nos dias 3 e 4 de dezembro, a Guabi Natural, marca de alimentos Super Premium Natural da BRF Pet, irá transformar dois prédios de São Paulo em grandes telas de conscientização.

Nas fachadas na Rua Augusta e no Largo da Batata, haverá projeções que destacam a importância do cuidado e da proteção em relação aos animais, que sofrem por causa de abandono.

Para se ter uma ideia, o Brasil tem hoje 4,8 milhões de cães e gatos em situação de vulnerabilidade, vivendo nas ruas, segundo dados da Associação Brasileira das Empresas do Setor de Animais de Estimação (Abempet). Desse total, 60% são cães e 40%, gatos.

Uma fila formada com esses animais abandonados na capital paulista chegaria com tranquilidade até Fortaleza, no Ceará, por exemplo.

Ainda segundo dados da Abempet, as ONGs e os protetores independentes cuidam de cerca de 201 mil animais (92% cães, 8% gatos).

A ação de Guabi Natural faz parte da campanha de Dezembro Verde, movimento nacional de conscientização sobre o abandono de animais, um problema que cresce especialmente no período de festas de final de ano.

Serão projetadas frases como “Se todos os pets abandonados do Brasil morassem nesse prédio, ele teria 200 mil andares”, que devem impactar mais de 200 mil pessoas.

“As projeções promovem uma ativação urbana inovadora, transformando a paisagem de São Paulo em uma plataforma imediata de conscientização e diálogo”, diz Denis Nakashima, Head de Marketing da BRF Pet. “Quem circula por esses dois pontos, a pé ou de carro, passa a ter a real dimensão da situação do abandono de pets no País.”

Juliana Valverde, responsável pela ONG GAVAA, que abriga cerca de 300 animais e trabalha no resgate e encaminhamento para adoção, ressalta o fato de que dezembro é a época em que muitas famílias viajam e acabam deixando seus animais. Ou, ainda, quando os pets se assustam com os fogos e fogem de casa.

“Todos os anos registramos um aumento nos resgates nesse período”, afirma Juliana. “Com a chegada do Natal, vale reforçar: pet não é presente, não é um objeto. É um ser vivo que exige cuidado, responsabilidade e amor.”


Clique aqui para ler a matéria completa, produzida pelo Estadão Blue Studio, com patrocínio de Guabi Natural.