Estudantes brasileiros se destacam no Amco Summit 2025, no México

Escolas do Rio de Janeiro representaram o Brasil no maior evento educacional da América Latina, que reuniu mais de 11 mil participantes e mais de 2.700 alunos de 13 países em Guadalajara

28 de maio de 2025

Estudantes brasileiros se destacam no Amco Summit 2025, no México

Considerado o principal evento educacional da América Latina, o Amco Summit International 2025 foi realizado no sábado (24), na Expo Guadalajara, o maior centro de exposições do México, e contou com mais de 11 mil participantes vindos de 13 países, entre estudantes, professores, diretores e familiares.

O Brasil se destacou no evento, com suas escolas se sobressaindo pela abordagem bilíngue e pela ênfase em inovação educacional. A delegação brasileira teve participação ativa de duas instituições do Rio de Janeiro: o Centro Educacional Sunflower, dirigido por Elisabete de Lemos Fulco, e o Colégio Espaço Verde, sob direção de Venina Martinho.

“Nunca imaginei que estaria em um evento assim relacionado à robótica, algo que eu nunca tinha aprendido antes”, diz Rodrigo Castelo, aluno do Centro Educacional Sunflower, participante do Robot Challenge, no qual os estudantes projetaram e programaram robôs em provas práticas. “Mas, mesmo assim, consegui adquirir novos conhecimentos, conhecer novas pessoas e viver coisas completamente inimagináveis para mim há um ano.”

Também participaram instituições de ensino da Colômbia, Equador, Honduras, Panamá, Costa Rica, República Dominicana, Chile, Peru, El Salvador e México.

Guillermo De León, CEO da Amco, ressalta a relevância do evento. “O Amco Summit é um evento muito importante e especial para a Amco porque representa o resultado que alcançamos junto com nossos parceiros, as escolas, na aprendizagem das crianças.”

O evento marcou a nona edição da cúpula e celebrou os 25 anos da metodologia Amco, um modelo educacional voltado para o desenvolvimento integral dos alunos. A proposta pedagógica da Amco já impactou mais de 1,2 milhão de estudantes na América Latina, com foco em competências cognitivas, tecnológicas e socioemocionais.

Clique aqui para ler a matéria completa, produzida pelo Estadão Blue Studio, com patrocínio de Amco.