No Fórum Estadão Think, especialistas e gestores apontam vacinação, rastreamento avançado e acesso amplo como bases para que o Brasil alcance a meta da OMS de eliminar a doença como problema de saúde pública
21 de dezembro de 2025
Realizado em 31 de outubro, em São Paulo, o Fórum Estadão Think – Entrelaçados reuniu lideranças médicas, representantes do governo e organizações da sociedade civil para discutir prevenção, rastreamento e tratamento do câncer de colo de útero.
Este é um dos poucos tipos de câncer que pode ser totalmente prevenido — e, paradoxalmente, ainda mata cerca de 7 mil mulheres por ano no Brasil, segundo dados do Instituto Nacional de Câncer (Inca).
Vale destacar que o Brasil vive um momento decisivo no enfrentamento ao câncer de colo do útero. A transição de um modelo baseado no Papanicolau, ainda fragmentado e de baixa sensibilidade, para um rastreamento organizado com o teste molecular de DNA do HPV representa um avanço histórico na política pública de saúde feminina.
Mas, para que essa mudança se traduza em impacto real, será preciso garantir continuidade, capilaridade e cuidado integral.
A doença é provocada, na maioria dos casos, pela infecção persistente pelo papilomavírus humano (HPV), vírus transmitido sexualmente e que pode ser prevenido por meio da vacinação disponível no Sistema Único de Saúde (SUS), exames de rotina e tratamento adequado de lesões pré-cancerígenas.
O primeiro painel do fórum destacou a importância da união de esforços no combate à doença. De acordo com a presidente da Sociedade Brasileira de Oncologia Clínica (SBOC), Angélica Nogueira, o Brasil tem todas as condições técnicas para eliminar o câncer de colo do útero, mas ainda tropeça na execução.
“Mais de 300 milhões de doses de vacina de HPV já foram distribuídas no mundo, e a Organização Mundial da Saúde (OMS) reafirma o seu perfil de segurança e eficácia. Tecnologia, hoje, não nos falta”, ressaltou a especialista.
A diretora institucional do Instituto Vencer o Câncer, Ana Maria Drummond, enfatizou a importância de aproximar a informação das pessoas: “Eu recebi mensagens dizendo: ‘Eu não sabia que essa vacina estava disponível’ e ‘eu não sabia que meu filho deveria tomar’.” Para ela, comunicar de forma simples, “do português para o português”, é essencial para ampliar o alcance da prevenção.
Já a diretora de Parcerias do Grupo Mulheres do Brasil, Fabiana Peroni, destacou o papel das redes comunitárias e femininas na mobilização social: “É inadmissível aceitar que, a cada 90 minutos, morra uma mulher de câncer de colo do útero. E não é qualquer mulher. A maioria delas é preta, pobre e periférica”, observou.
O evento também contou com a presença de Mozart Sales, secretário de Atenção Especializada à Saúde (SAES) do Ministério da Saúde, representando o governo federal. Segundo ele, a pasta vem redesenhando a linha de cuidado.
“Queremos instituir a autocoleta para essa mulher de lá. No Marajó, disseram que vai ser uma revolução poder orientar e permitir que a própria mulher colete o material em casa”, disse. O novo protocolo, que substitui o Papanicolau pelo teste molecular de HPV, permitirá identificar o vírus antes de qualquer alteração celular.
Clique aqui para ler a matéria completa, produzida pelo Estadão Blue Studio, com patrocínio de MSD.
22 de dezembro de 2025
Transplantes, pesquisa e gestão pública: como a Rede D’Or atua em responsabilidade social
XP lança selo de excelência e busca elevar padrões de qualidade no mercado financeiro
Pará desponta na criação de um modelo de pecuária rastreável e sustentável
16 de dezembro de 2025
PERFIL PROFISSIONAL Lucas Aliberti
11 de dezembro de 2025
PERFIL PROFISSIONAL: Debora Cristina Rodrigues
10 de dezembro de 2025
“O maior inimigo das marcas é a apatia”, diz o Cofundador e CCO da Euphoria Creative, Marcelo Rizério
20 de dezembro de 2024
Estadão Summit Imobiliário 2024: debates estratégicos marcaram a 9ª edição do evento
19 de dezembro de 2024
Fórum Estadão Reconstrução da Educação
5 de dezembro de 2024
Prêmio Estadão Finanças Mais 2024
Prêmio Mobilidade Estadão 2026
Estadão apresenta: Guia da Faculdade 2025
3 de dezembro de 2025
Marcas Mais 2025: ‘Estadão’ divulga o ranking das marcas mais envolventes do Brasil
12 de maio de 2023
Minha Canção #12 – Marcelo D2 (Parte 01)
5 de maio de 2023
Por Aí, com Patrícia Ferraz – 10ª edição do ‘Paladar Cozinha do Brasil’
3 de maio de 2023
Som a Pino Entrevista BNegão: ‘Eu gosto da possibilidade de viver tudo’
21 de agosto de 2023
Mochila da ‘raposinha’: conheça a marca Fjällräven, que virou febre no verão europeu e na Faria Lima
19 de agosto de 2023
‘Quero ser um jogador global’, diz Neymar sobre decisão de jogar no Al Hilal, da Arábia Saudita
2 de agosto de 2023
BRADESCO SEGUROS E TADEU SCHMIDT TRAZEM ‘TADEUZINHO’ PARA CONSCIENTIZAR POPULAÇÃO SOBRE A IMPORTÂNCIA DO SEGURO AUTO