Efeito das mudanças climáticas na saúde é tema de destaque na FISWeek25

Farmacêuticas passam a investir mais em pesquisa e medicamentos voltados a atender doenças agravadas pelo aquecimento global

9 de novembro de 2025

Efeito das mudanças climáticas na saúde é tema de destaque na FISWeek25

Promovidos pela Iniciativa FIS, maior comunidade de saúde da América Latina, o FISWeek25 – Festival de Inovação, Criatividade e Tendências da Saúde e o Rio Health Forum acontecem simultaneamente, de 7 a 7 de novembro, centro de convenções ExpoRio Cidade Nova, no Rio de Janeiro.

Nesta quinta-feira (6), vários temas foram tratados, como as mudanças climáticas e seus efeitos sobre a saúde das pessoas; a importância do bem-estar físico e emocional para o desempenho profissional e para a vida pessoal; a rotina dos atletas e formas de melhorar a performance deles; a formação médica no País; e os números da saúde pública no Estado de São Paulo.

Participaram do evento representantes do governo, de empresas e de instituições de pesquisa.

Mariângela Simão, médica infectologista e secretária do Ministério da Saúde, esteve presente no painel “Mapeando os Efeitos das Mudanças Climáticas na Saúde”, do Rio Health Forum, do qual ela participou por videoconferência.

“O que o Brasil está levando para apreciação dos países (na COP-30, em Belém, na área da saúde) é um plano de adaptação. O setor de saúde precisa de respostas imediatas, não dá pra deixar para amanhã”, dia a médica.

“Tem muitas coisas na agenda climática que o setor de saúde pode fortalecer e muitas coisas na área climática que hoje têm que fazer parte do setor de saúde. O Brasil está tentando aproximar a agenda da saúde da agenda climática.”

Já o painel “O Novo Código da Longevidade: Mente Serena, Corpo Ativo e Alma Presente”, da FISWeek25, debateu como manter o equilíbrio emocional em uma sociedade que valoriza o desempenho.

“A sociedade é sedenta por performance, então incentiva o uso de remédio para emagrecer e ter o corpo perfeito, remédio para ter melhor desempenho sexual, remédio para ter melhor concentração. O desafio é conciliar tudo isso com a alma serena”, afirmou Guga Passos, CEO da Mindly.AI, que atua com saúde mental corporativa e performance de times.

No painel “Compatibilizando Quantidade com Qualidade na Educação Médica”, realizado no Rio Health Forum, a pneumologista e pesquisadora da Fundação Oswaldo Cruz Margareth Dalcomo ressaltou a importância da qualificação profissional.

“Um médico hoje formado no Rio de Janeiro ou em São Paulo muito provavelmente terá muita dificuldade de exercer a profissão na região Norte do Brasil”, previu ela.

Segundo Margareth, a rotina profissional que o médico vai encontrar na cidade de Manaus não tem nada a ver com o que é encontrado e estudado no Sudeste. “Um país da diversidade do Brasil exige uma geodistribuição das escolas”, defendeu a médica.

Clique aqui para ler a matéria completa, produzida pelo Estadão Blue Studio.