Educação e acesso a tratamento adequado são essenciais para reduzir impacto do câncer no Brasil

Adoção de estratégias integradas é fundamental para diminuir mortalidade e sequelas da doença

13 de fevereiro de 2025

Educação e acesso a tratamento adequado são essenciais para reduzir impacto do câncer no Brasil

“Houve um avanço monumental em estratégias para o controle do câncer, em prevenção primária, rastreio, tratamento e suporte”, afirma Angélica Nogueira, oncologista da Oncoclínicas e responsável pelo Programa OC Mulher. “O acesso a essas ferramentas é fundamental para mitigar o impacto do câncer na população.”

Nesse sentido, o diagnóstico precoce por meio do rastreamento organizado tem se mostrado crucial, já que consegue identificar a doença em estágios iniciais e, assim, aumentar as chances de cura e reduzir potenciais sequelas do tratamento – especialmente em relação ao câncer de mama.

A educação da população também é fator primordial. No caso do câncer de endométrio, a mulher precisa saber que sangramentos na pós-menopausa podem ser um indício do problema e que necessitam ser investigados, ressalta a especialista.

Vale lembrar que o câncer mantém números expressivos, principalmente entre as mulheres. Segundo o Ministério da Saude, mais de 100 mil brasileiras recebem o diagnóstico de cânceres de mama e ginecológicos todos os anos.

Clique aqui para ler a matéria completa, produzida pelo Estadão Blue Studio.