Financiamentos sob medida substituem exigências rígidas em projetos para soluções renováveis na região, como solar e redes híbridas
24 de novembro de 2025
A oferta de financiamentos voltados para soluções renováveis adaptadas às necessidades da Amazônia pode mudar a realidade da transição energética na região.
O Banco da Amazônia, que é agente financeiro do Fundo Constitucional de Financiamento do Norte (FNO), já aplicou R$ 9,6 bilhões do Fundo no primeiro semestre de 2025 – sendo que parte do valor foi destinado a projetos de energia renovável e eficiência energética.
O valor investido se transformou em financiamentos que, ao serem adaptados à realidade amazônica, foram destinados a sistemas solares flutuantes em áreas ribeirinhas a redes híbridas em comunidades indígenas, microusinas instaladas em escolas, postos de saúde e cooperativas de produção familiar.
Em foco, micro e minigeração solar, infraestruturas híbridas e modelos de distribuição descentralizada para áreas de difícil acesso.
Luiz Lessa, presidente da instituição, diz que a energia é vetor de inclusão. “Não se trata apenas de gerar eletricidade, mas de gerar oportunidades.”
Entre as principais linhas oferecidas estão a FNO Energia Verde – para geração de energia solar, biomassa e biogás – e o Programa de Bioeconomia e Inovação Verde, que estimula startups e cooperativas a desenvolver tecnologias locais para abastecimento energético limpo.
Clique aqui para ler a matéria completa, produzida pelo Estadão Blue Studio, com patrocínio de Banco da Amazônia.
4 de dezembro de 2025
Fachadas de prédios de São Paulo recebem projeções para alertar sobre o abandono de pets
30 de novembro de 2025
Setor privado como força motriz
Ninguém vai enfrentar a crise climática sozinho’, diz diretora da Unilever
PERFIL PROFISSIONAL: Felipe Garcia
2 de dezembro de 2025
PERFIL PROFISSIONAL: Maria Teresa Lima
27 de novembro de 2025
PERFIL PROFISSIONAL: Vivian Novaes
20 de dezembro de 2024
Estadão Summit Imobiliário 2024: debates estratégicos marcaram a 9ª edição do evento
19 de dezembro de 2024
Fórum Estadão Reconstrução da Educação
5 de dezembro de 2024
Prêmio Estadão Finanças Mais 2024
3 de dezembro de 2025
Marcas Mais 2025: ‘Estadão’ divulga o ranking das marcas mais envolventes do Brasil
25 de novembro de 2025
Conheça os vencedores do Prêmio Lugares Mais Incríveis para Trabalhar 2025
2 de outubro de 2025
Top Imobiliário 2025 consagra players do setor e celebra a força do mercado em SP
12 de maio de 2023
Minha Canção #12 – Marcelo D2 (Parte 01)
5 de maio de 2023
Por Aí, com Patrícia Ferraz – 10ª edição do ‘Paladar Cozinha do Brasil’
3 de maio de 2023
Som a Pino Entrevista BNegão: ‘Eu gosto da possibilidade de viver tudo’
21 de agosto de 2023
Mochila da ‘raposinha’: conheça a marca Fjällräven, que virou febre no verão europeu e na Faria Lima
19 de agosto de 2023
‘Quero ser um jogador global’, diz Neymar sobre decisão de jogar no Al Hilal, da Arábia Saudita
2 de agosto de 2023
BRADESCO SEGUROS E TADEU SCHMIDT TRAZEM ‘TADEUZINHO’ PARA CONSCIENTIZAR POPULAÇÃO SOBRE A IMPORTÂNCIA DO SEGURO AUTO