Confira dicas para deixar o carro limpo por dentro e por fora

A correria do dia a dia não pode ser desculpa para sujeira!

9 de agosto de 2025

Confira dicas para deixar o carro limpo por dentro e por fora

A limpeza do carro não é apenas uma questão estética, já que há vários fatores que podem interferir diretamente no funcionamento do veículo.

A pintura, por exemplo, pode ser danificada permanentemente por causa da sujeira acumulada, enquanto o acúmulo de poeira ou folhas secas no motor e nas entradas de ar reduz a eficiência e pode até causas superaquecimento.

Essa sujeira também prejudica o desempenho de sensores externos, como os de ré, afetando a segurança. E os vidros sujos, é claro, podem atrapalhar a visibilidade do motorista.

LAVAR SEMPRE É PREJUDICIAL?

Sim, lavar o carro com muita frequência pode trazer consequências indesejadas. Afinal, muita umidade gera ferrugem. Por isso, o ideal é sempre observar se o veículo está bem seco após a lavagem. Procedimentos de limpeza profunda, como espelhamento e polimento, devem ser realizados apenas após a avaliação de um profissional, pois desgastam as camadas mais externas do verniz.

ORDEM DA LIMPEZA IMPORTA

Em primeiro lugar, o ideal é fazer tudo à sombra. Se não for possível, a solução é lavar por partes, impedindo que a água com sabão seque sobre a carroceria. A limpeza deve começar de baixo para cima, retirando a sujeira mais “pesada” primeiro. Use esponjas macias, produtos específicos para higienização automotiva e pelo menos dois panos de microfibra: um para a sujeira mais pesada na parte inferior da carroceria e outro para a parte de cima.

NÃO HÁ MÁGICA PARA MANCHAS

Quando uma mancha surge na carroceria, sempre aparece um “especialista” no assunto recomendando uma receita caseira. Mas isso pode danificar ainda mais a pintura. Alguns detritos são muito agressivos ao verniz do carro e exigem intervenção de um profissional. Se a limpeza e o polimento não devolverem o brilho, é possível corrigir somente a área afetada sem prejudicar toda a pintura. Então, caiu cimento no capô ou no teto do automóvel? Corra para uma oficina.

CUIDANDO DO ESTOFAMENTO

Um pedaço de chocolate que cai, a caneta que vazou ou o suco que derramou. Não tem jeito: acidentes podem ocorrer a qualquer momento dentro do carro e provocar manchas ou cheiro ruim no estofamento. Quem costuma transportar crianças pequenas, então, sabe bem do que estamos falando. No caso de bancos revestidos com tecido, o ideal é aplicar um produto específico para estofados na mancha, enxaguar o local e, em seguida, usar um extrator para aspirar. Dependendo do tipo de sujeira e revestimento, fórmulas caseiras, como bicarbonato, vinagre e água morna, podem ajudar.

CUIDADO COM O AR

Quem usa o carro diariamente, seja para ir e voltar do trabalho ou para outros afazeres do cotidiano, acaba passando muito tempo a bordo e pode estar mais sujeito a gases nocivos concentrados no interior do veículo. Para manter o ar que circula dentro do carro limpo e saudável, é imprescindível fazer as manutenções preventivas, que incluem a substituição dos filtros de poeira e pólen da cabine, e também a limpeza dos dutos de ar.

A matéria é uma criação de Estadão Blue Studio, com patrocínio de Bradesco Seguros e viabilização de Mobilidade Estadão.