Conectividade e IA redefinem o futuro dos carros da Volkswagen

Análise de dados ajuda empresa a compreender comportamento local e deixar veículos cada vez mais “brasileiros”

30 de setembro de 2025

Conectividade e IA redefinem o futuro dos carros da Volkswagen

A realidade dos carros conectados permite que a Volkswagen tenha a chance de transformar o automóvel em uma verdadeira plataforma de experiências.

Assim, alia-se conveniência, segurança e personalização ao motorista, revolucionando a maneira de dirigir por ruas, avenidas e estradas. Atualmente, os veículos da marca já permitem que o motorista gerencie boa parte das funções do carro diretamente pelo smartphone.

Desse modo, é possível monitorar o desempenho, rastrear a localização, travar portas, acionar luzes e até a buzina, tudo em tempo real, de onde o usuário estiver, além de contar com ganhos de segurança, como o recebimento de alertas de portas destrancadas ou luzes acesas, que chegam direto ao celular, ajudando a proteger o veículo.

Cristina Cestari, Chief Information Officer (CIO) da Volkswagen para a América do Sul, diz que comodidade e segurança caminham juntas quando dados, software e validação contínua se combinam. “Enxergamos a conectividade como a camada que transforma o carro em plataforma de experiências. O salto aconteceu graças à maturidade das redes móveis, às arquiteturas de software embarcado mais flexíveis e ao avanço da nuvem e da inteligência artificial.”

Uma das novidades em relação às soluções tecnológicas da marca é o Otto, um assistente digital baseado em inteligência artificial generativa, desenvolvido no Brasil pela equipe VW Tech. A ferramenta foi pensada para ser um copiloto do motorista, esclarecendo dúvidas sobre o manual do carro, mostrando o status do veículo e conectando-se a aplicativos de navegação e música.

Adaptar a tecnologia ao contexto local é uma das tarefas realizadas pela Volkswagen para que toda a tecnologia projetada dentro de fábrica funcione.

“Nossa experiência de usuário precisa respeitar idioma e costumes da população, enquanto a engenharia de conectividade deve considerar a cobertura das operadoras e a latência das redes, só para citar dois exemplos”, ressalta a CIO da VW na América do Sul.

Nos próximos anos, a expectativa é de que assistentes de voz nativos, serviços por assinatura e funcionalidades baseadas em IA ganhem força, além de uma integração maior com ecossistemas urbanos e energéticos.

Clique aqui para ler a matéria completa, produzida pelo Estadão Blue Studio, com patrocínio de Volkswagen.