Com medicina de precisão, terapias inovadoras e decisão compartilhada, o cuidado com esse tipo de câncer mostra evoluções significativas
9 de agosto de 2025
Com 2,4 milhões de novos casos e 1,8 milhão de mortes por ano, o câncer de pulmão segue como um dos tipos mais letais no mundo. No Brasil, o cenário também é preocupante: em 2023, foram registrados cerca de 44 mil diagnósticos e mais de 38 mil óbitos.
Embora associada ao tabagismo, a doença também afeta pessoas que nunca fumaram. Isso torna ainda mais importante o entendimento dos seus diferentes tipos e subtipos. O mais comum é o câncer de pulmão de não pequenas células (CPNPC), responsável por cerca de 85% dos casos.
Entre os pacientes com CPNPC, a presença de mutações genéticas específicas, como as do gene EGFR (Receptor do Fator de Crescimento Epidérmico), pode mudar o rumo do tratamento. Um estudo com mais de 7,4 mil brasileiros mostrou que 24,2% apresentavam mutações nesse gene.
Com novas combinações e abordagens, o padrão de cuidado para esse tipo de paciente com mutação em EGFR vem evoluindo para ampliar as possibilidades de tratamento desde o início da jornada. “Hoje conseguimos identificar alterações moleculares e oferecer terapias com maior impacto. A medicina de precisão vem revolucionando a forma de tratar a doença”, afirma o oncologista clínico William Nassib William Junior.
Segundo especialistas, entender as características genéticas da doença, estimular conversas abertas e ouvir as necessidades individuais dos pacientes são passos essenciais para indicar a opção terapêutica mais adequada a cada caso. Luciana Holtz, presidente do Instituto Oncoguia, destaca a importância da testagem e do acesso à informação de qualidade para a adesão do paciente ao tratamento. “Quando ele sabe o nome e o sobrenome do seu tipo de câncer, pode participar das decisões e se cuidar melhor”, defende.
O oncologista Dr. William William destaca que a evolução das terapias também tem transformado o cuidado com o câncer de pulmão, oferecendo abordagens eficazes e centradas no paciente: “Temos avançado no tratamento do câncer de pulmão com mutação em EGFR. Novas combinações vêm mostrando ganho importante de sobrevida, com chance de ampliar o tempo de vida do paciente”.
Mais momentos para viver
A Johnson & Johnson tem atuado de forma estratégica no desenvolvimento de soluções que combinam inovação científica e foco no paciente. Durante o Agosto Branco, ação nacional de conscientização sobre o câncer de pulmão, a companhia reforça seu compromisso com a oncologia por meio da campanha Mais Momentos para Viver.
No episódio de estreia da série, os amigos Mara e Gaspar compartilham uma conversa emocionante sobre a experiência com o câncer de pulmão e os impactos do diagnóstico na vida cotidiana.
Na foto: Luciana Holtz, presidente do Oncoguia, o médico William William, líder nacional de oncologia torácica, e a paciente oncológica Mara Lúcia Rafaeli
Este material é produzido pelo Estadão Blue Studio e apresentado por Johnson & Johnson.
21 de janeiro de 2026
Acordo traz à América Latina tratamento oral para ataques de angioedema hereditário
Fundação Grupo Boticário aposta na natureza para reduzir impactos das mudanças climáticas
15 de janeiro de 2026
Encontro discute os impactos da justiça gratuita no judiciário trabalhista
16 de dezembro de 2025
PERFIL PROFISSIONAL Lucas Aliberti
11 de dezembro de 2025
PERFIL PROFISSIONAL: Debora Cristina Rodrigues
10 de dezembro de 2025
“O maior inimigo das marcas é a apatia”, diz o Cofundador e CCO da Euphoria Creative, Marcelo Rizério
20 de dezembro de 2024
Estadão Summit Imobiliário 2024: debates estratégicos marcaram a 9ª edição do evento
19 de dezembro de 2024
Fórum Estadão Reconstrução da Educação
5 de dezembro de 2024
Prêmio Estadão Finanças Mais 2024
29 de dezembro de 2025
Guia de Pós+MBA 2025
Prêmio Mobilidade Estadão 2026
Estadão apresenta: Guia da Faculdade 2025
12 de maio de 2023
Minha Canção #12 – Marcelo D2 (Parte 01)
5 de maio de 2023
Por Aí, com Patrícia Ferraz – 10ª edição do ‘Paladar Cozinha do Brasil’
3 de maio de 2023
Som a Pino Entrevista BNegão: ‘Eu gosto da possibilidade de viver tudo’
21 de agosto de 2023
Mochila da ‘raposinha’: conheça a marca Fjällräven, que virou febre no verão europeu e na Faria Lima
19 de agosto de 2023
‘Quero ser um jogador global’, diz Neymar sobre decisão de jogar no Al Hilal, da Arábia Saudita
2 de agosto de 2023
BRADESCO SEGUROS E TADEU SCHMIDT TRAZEM ‘TADEUZINHO’ PARA CONSCIENTIZAR POPULAÇÃO SOBRE A IMPORTÂNCIA DO SEGURO AUTO