Em funcionamento há mais de 20 anos, programa de incentivo à produção de óleo de palma gera ganhos socioeconômicos para as comunidades do entorno das operações da empresa na Amazônia
4 de novembro de 2025
Iniciativa pioneira no segmento de palma, o Programa de Agricultura Familiar e Produtores Integrados da Agropalma foi criado em 2002 para atender pequenos produtores que até então viviam da agricultura de subsistência e do extrativismo.
A ideia é contribuir para a melhoria da qualidade de vida e o fortalecimento da economia local – mais de R$ 500 milhões já foram pagos aos produtores nos últimos 10 anos (2015 a 2024) e atualmente são gerados 1.120 empregos.
O programa, que, inicialmente, envolvia 50 famílias, hoje engloba 439 agricultores familiares (propriedades até 12 hectares) e 66 produtores integrados (área acima disso).
“É muito gratificante ver tantas vidas sendo transformadas, ainda mais em uma região tão pobre”, diz André Nogueira Borba, diretor Agrícola da Agropalma, sobre o fato de o programa ter gerado aumento médio de 528% da renda dos parceiros.
Para se ter uma ideia, a renda média dos agricultores familiares integrados ao projeto gira, hoje, em torno de R$ 15 mil mensais – muitos deles não ganhavam nem 10% disso quando começaram a parceria com a Agropalma.
“A gente começa pelo básico, que é ajudar na regularização das terras”, explica Antonio Jorge Brandão Correa, gerente do Programa Integração e Agricultura Familiar. “Muitas vezes, o produtor está há décadas naquele lugar sem nunca ter oficializado a posse da área.”
A Agropalma, que iniciou suas operações em 1982, possui 5 mil funcionários atualmente e conta com seis indústrias de extração de óleo bruto, duas refinarias e um terminal de exportação alfandegado. A empresa atua em toda a cadeia produtiva, desde a produção de mudas e de óleo refinado e gorduras especiais até as soluções de alto valor agregado.
Foto: Iracema Pinto está no projeto desde 2005 e lidera toda a família no plantio de palma em oito hectares (Crédito: Agropalma/Divulgação)
Clique aqui para ler a matéria completa, produzida pelo Estadão Blue Studio, com patrocínio de Agropalma.
5 de dezembro de 2025
Caravana da CNI e do Sebrae mapeia desafios e oportunidades de inovação de cada região do Brasil
Banco do Nordeste usa crédito climático para acelerar transição no campo
4 de dezembro de 2025
Fachadas de prédios de São Paulo recebem projeções para alertar sobre o abandono de pets
PERFIL PROFISSIONAL: Felipe Garcia
2 de dezembro de 2025
PERFIL PROFISSIONAL: Maria Teresa Lima
27 de novembro de 2025
PERFIL PROFISSIONAL: Vivian Novaes
20 de dezembro de 2024
Estadão Summit Imobiliário 2024: debates estratégicos marcaram a 9ª edição do evento
19 de dezembro de 2024
Fórum Estadão Reconstrução da Educação
5 de dezembro de 2024
Prêmio Estadão Finanças Mais 2024
3 de dezembro de 2025
Marcas Mais 2025: ‘Estadão’ divulga o ranking das marcas mais envolventes do Brasil
25 de novembro de 2025
Conheça os vencedores do Prêmio Lugares Mais Incríveis para Trabalhar 2025
2 de outubro de 2025
Top Imobiliário 2025 consagra players do setor e celebra a força do mercado em SP
12 de maio de 2023
Minha Canção #12 – Marcelo D2 (Parte 01)
5 de maio de 2023
Por Aí, com Patrícia Ferraz – 10ª edição do ‘Paladar Cozinha do Brasil’
3 de maio de 2023
Som a Pino Entrevista BNegão: ‘Eu gosto da possibilidade de viver tudo’
21 de agosto de 2023
Mochila da ‘raposinha’: conheça a marca Fjällräven, que virou febre no verão europeu e na Faria Lima
19 de agosto de 2023
‘Quero ser um jogador global’, diz Neymar sobre decisão de jogar no Al Hilal, da Arábia Saudita
2 de agosto de 2023
BRADESCO SEGUROS E TADEU SCHMIDT TRAZEM ‘TADEUZINHO’ PARA CONSCIENTIZAR POPULAÇÃO SOBRE A IMPORTÂNCIA DO SEGURO AUTO