NAvegue pelos canais

Comercialização de grãos: Wander Aguilera Almeida revela como a leitura de mercado orienta decisões
Por SAFTEC DIGITAL

Comercialização de grãos: Wander Aguilera Almeida revela como a leitura de mercado orienta decisões

AGÊNCIA DE COMUNICAÇÃO Conteúdo de responsabilidade da empresa 22 de outubro de 2026

Bolsa, câmbio, prêmios e clima formam o conjunto de sinais que define o momento de negociar grãos

A decisão de quando vender a produção constitui um dos mais complexos desafios enfrentados pelos agricultores, sendo que Wander Aguilera Almeida, empresário que atua na intermediação de compra e venda de grãos e acompanha de perto preços e safras, explica que a decisão depende da interpretação sinérgica de diversos indicadores de mercado. A análise da cotação diária frequentemente não proporciona uma visão abrangente.

Com o plantio da safra 2026/27 em andamento, os custos elevados e o clima instável tornam essa leitura ainda mais relevante. A venda realizada no momento inapropriado pode resultar no comprometimento da margem de toda a safra. Em contrapartida, uma estratégia meticulosamente formulada auxilia o produtor a enfrentar períodos de volatilidade com maior segurança e previsibilidade.

Os sinais que formam o preço da saca

O valor da soja e do milho no Brasil resulta da conjunção da cotação da Bolsa de Chicago, da taxa de câmbio, dos prêmios desembolsados nos portos e dos custos de transporte do grão até o seu destino final. Uma elevação nos preços de Chicago pode ser anulada por uma valorização cambial do real, assim como um dólar mais forte pode sustentar os preços internos, mesmo com a bolsa estável.

A demanda interna adiciona outro nível de complexidade. Usinas de etanol de milho, bem como indústrias de ração e esmagadoras de soja, competem pelo grão em diversas regiões, estabelecendo paridades de exportação que nem sempre refletem os preços de mercado.

Além disso, Wander Aguilera Almeida pontua que compreender os fatores que influenciam o preço em determinado momento auxilia o produtor a avaliar se uma proposta reflete uma tendência consistente ou apenas uma oscilação passageira.

Safra e clima no radar

Ademais, as expectativas em relação à produção exercem influência sobre as cotações. As etapas do plantio, as condições das lavouras e os dados climáticos são acompanhados minuciosamente por compradores e vendedores. Eventuais mudanças nessas projeções costumam ser repassadas aos consumidores antes mesmo da realização da colheita.

A estimativa para a safra 2026/27 é incerta devido à variabilidade climática decorrente da influência do fenômeno El Niño, que resultou em condições meteorológicas desfavoráveis em parte do Centro-Norte e excesso de umidade no Sul. Neste contexto, informações atualizadas sobre a safra se tornam ainda mais valiosas para definir a estratégia de vendas.

A comparação entre a produtividade esperada e os resultados das safras anteriores também contribui para dimensionar as possibilidades de oferta, pois permite uma análise precisa da performance das lavouras. A análise das reservas disponíveis, da velocidade de vendas e das projeções de procura também auxilia na compreensão da resposta do mercado às oscilações na oferta do grão.

Conforme avaliação de Wander Aguilera Almeida, o monitoramento contínuo do desenvolvimento das lavouras ao longo do ciclo possibilita a adequação oportuna do volume negociado, minimizando riscos de exceder a capacidade produtiva da área.

Estratégia em vez de reação

A análise do mercado se torna mais relevante quando associada a um plano estratégico. O conhecimento do custo de produção por saca, a definição de metas de preço e a distribuição das vendas em etapas permite que as informações se transformem em decisões concretas, evitando que se dependa de uma única aposta.

O referido planejamento também considera as necessidades financeiras da propriedade. Compromissos com fornecedores, parcelas de crédito e custos de armazenagem influenciam o momento ideal para venda e a disposição do produtor em esperar por preços melhores.

Com base em sua experiência nos bastidores do agronegócio, como facilitador de negócios, Wander Aguilera Almeida entende que o apoio ao produtor na tomada de decisão passa justamente por organizar esses elementos. Com informações especializadas e objetivos bem definidos, a venda deixa de ser uma resposta ao mercado para se transformar em um componente da estratégia da safra.

A OESP não é(são) responsável(is) por erros, incorreções, atrasos ou quaisquer decisões tomadas por seus clientes com base nos Conteúdos ora disponibilizados, bem como tais Conteúdos não representam a opinião da OESP e são de inteira responsabilidade da Agência Saftec

Encontrou algum erro? Entre em contato

Compartilhe