NAvegue pelos canais

PR Newswire Internacional

Instituto de Física da USP investe em videomonitoramento IP

AGÊNCIA DE COMUNICAÇÃO Conteúdo de responsabilidade da empresa 30 de maio de 2023

PR NEWSWIRE

SÃO PAULO, 30 de maio de 2023 /PRNewswire/ — No Instituto de Física da maior universidade pública do Brasil, a inovação está dentro e fora dos laboratórios. Com a missão de resguardar alunos, professores e funcionários contra furtos e controlar o acesso ao Data Center da instituição, um importante recurso para o desenvolvimento da ciência brasileira, com o apoio do integrador Ziva, o Ifusp substituiu o antigo sistema de videomonitoramento analógico por soluções 100% IP da Axis Communications. O novo modelo garantiu segurança para a comunidade acadêmica, viabilidade para o ensino híbrido, controle de acesso inteligente, tudo isso com uma economia de recursos para o retorno efetivo do investimento.

A primeira conquista foi minimizar os furtos de bicicletas e de objetos pessoais que ocorriam dentro e fora do prédio principal do Ifusp – edificação com três andares e 150 metros de comprimento que recebe estudantes de física e de outros cursos. Sem controle de acesso, o fluxo facilitava a ação de pessoas mal-intencionadas. A solução foi instalar catracas na instituição, mas o desafio era integrar o sistema ao banco de dados com a comunidade acadêmica autorizada.

Já sobre as bicicletas, um dos principais meios de transporte no campus da USP, que tem quase 3.700.000 m² de área, foi possível identificar algumas pessoas que frequentavam o prédio com o intuito de furtar. Apenas a presença das câmeras já foi suficiente para diminuir as investidas e foi possível identificar que a posição do bicicletário poderia ser mudada para dificultar o ato.

Na 9ª universidade que mais produz pesquisa no mundo, é o Data Center que guarda os avanços de grupos de pesquisa que utilizam máquinas de Computação de Alto Desempenho para desenvolver a ciência brasileira, sendo um local chave para contar com proteção inteligente.

A solução encontrada foi automatizar as portas de acesso com permissões de acordo com a hierarquia, para que apenas os funcionários e os responsáveis por cada cluster de computação pudessem ter acesso, mesmo que à noite ou aos finais de semana.

Para dar mais um passo em relação à segurança, o projeto visava automatizar a portaria de alguns edifícios que contavam com vigias terceirizados 24h. A solução foi o videoporteiro Axis com câmera Full HD e recursos para lidar com desafios de iluminação, altura dos visitantes e ruído no entorno. Com isso, a entrada poderia ser liberada por meio do QR Code ou remotamente, como uma portaria remota.

Foto – https://mma.prnewswire.com/media/2088728/image__12.jpg

FONTE Instituto de Física da USP

A OESP não é(são) responsável(is) por erros, incorreções, atrasos ou quaisquer decisões tomadas por seus clientes com base nos Conteúdos ora disponibilizados, bem como tais Conteúdos não representam a opinião da OESP e são de inteira responsabilidade da PR Newswire Ltda

Encontrou algum erro? Entre em contato

Compartilhe