NAvegue pelos canais

Agência EY

5G Corporativo: a oportunidade de crescimento da Indústria 4.0 está sendo relegada?
Conteúdo patrocinado

5G Corporativo: a oportunidade de crescimento da Indústria 4.0 está sendo relegada?

AGÊNCIA DE COMUNICAÇÃO Conteúdo de responsabilidade da empresa 12 de setembro de 2022

Por Agência EY

Por José Ronaldo Rocha, sócio da EY e líder de consultoria para Tecnologia, Mídia & Entretenimento e Telecomunicações (TMT) para América do Sul; Rafael Pessoa, gerente de Desenvolvimento de Negócios da EY para o segmento de Tecnologia, Mídia & Entretenimento e Telecomunicações (TMT); e Eduardo Moreno, consultor sênior e especialista em 5G e IoT.

Aos poucos, a tecnologia 5G começa a se tornar realidade no país. O sinal da quinta geração de internet móvel já está ligado em diversas capitais brasileiras e, gradualmente, cada vez mais cidades deverão receber a nova tecnologia, que deve acarretar muitos benefícios para a sociedade.

O 5G será fundamental para a transformação de diversos setores da economia e todos eles poderão se beneficiar, sob os mais diversos aspectos. Os provedores de 5G deverão oferecer novos serviços e produtos, com especificações muito mais desafiadoras, permitindo significativo avanço nas aplicações customizadas, levando adequação, competividade e segurança aos seus clientes corporativos.

Em resumo, as perspectivas de investimento em 5G permanecem fortes este ano entre as empresas de todos os setores e verticais de negócio. No entanto, conforme estudo realizado pela EY, apenas 25% das empresas estão muito confiantes em suas capacidades de implementar o 5G com sucesso.

À medida que a sustentabilidade continua no topo da agenda corporativa, os provedores de 5G devem mostrar que os casos de uso de 5G e IoT (chamada Internet das Coisas) oferecem oportunidades de avanço nesta área, já que o 5G é uma tecnologia moderna e muito mais eficiente, com níveis de consumo muito mais baixos.

Apesar dos gastos atuais e futuros em uma série de tecnologias emergentes e em casos de uso que proporcionaram maior resiliência durante a pandemia, o mundo do 5G industrial enfrenta alguns desafios significativos. Os próximos anos serão fundamentais para que líderes dos mais diversos setores e verticais solidifiquem seus planos em relação à tecnologia, com estratégia, governança e business case claros.

Globalmente, a pesquisa mostra que boa parte dos executivos tem planos de investir em 5G em até três anos. A expectativa é que a adoção da tecnologia comece a massificar assim que os casos de sucesso comecem a surgir, especialmente nos Estados Unidos e China, países que estão liderando os desenvolvimentos e aplicações em relação ao tema. 

O Brasil pode se beneficiar de sua posição de acompanhamento das grandes potências tecnológicas para avaliar as melhores aplicações que possam fazer sentido para a realidade nacional. As experiências de sucesso e o conhecimento dos desafios enfrentados, a combinação com outras tecnologias, como big data, analytics, edge computing, robótica, entre outras, e a sinergia na sua utilização conjunta têm potencial para trazer muitas oportunidades ao país.

A pesquisa mostra que ainda existe um nível relevante de insegurança em relação às oportunidades trazidas pelo 5G, pois o mais recente estudo EY Reimagining Industry Futures revela que apenas 25% dos entrevistados estão realmente confiantes de que sua organização pode implementar com sucesso o 5G. Portanto, existe uma grande necessidade de suporte de parcerias, incluindo dos provedores de 5G, para dar o necessário apoio a empresas, de diversas verticais, em suas jornadas de evolução tecnológica, para que estas ganhem em conhecimento e segurança e contribuam para a formação de um ecossistema de serviços e soluções 5G.

Para fazer isso, é vital entender as oportunidades e a posição das empresas em diversas verticais com relação às aplicações do 5G, para que estas possam avançar em suas soluções, e os provedores possam atender como parceiros de negócios confiáveis.

EY Reimagining Industry Futures Study 2022 ouviu percepções de mais de 1.018 executivos sobre 5G e Internet das Coisas (IoT). Os entrevistados foram retirados de vários setores e geografias da indústria, apenas com respostas daqueles que se declararam com “conhecimento moderado” ou acima sobre iniciativas de IoT ou 5G dentro de suas organizações.

A pesquisa explorou as atitudes e intenções dos executivos em relação às tecnologias emergentes, com foco específico em IoT e 5G. Os temas examinados incluem intenções de gastos com tecnologia emergente e casos de uso da Indústria 4.0 entregues pelo 5G, bem como as atitudes das empresas para com fornecedores e ecossistemas colaborativos.

Encontrou algum erro? Entre em contato

Compartilhe