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Aumento da mobilidade deve impulsionar o transporte sustentável
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Aumento da mobilidade deve impulsionar o transporte sustentável

AGÊNCIA DE COMUNICAÇÃO Conteúdo de responsabilidade da empresa 16 de agosto de 2022

Por Agência 99

A quantidade de brasileiros que trabalham para aplicativos de transporte ou mercadorias chegou a 1,4 milhão em 2021, segundo dados de levantamento do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea). O número já representa 31% de pessoas alocadas no setor de Transportes no País.
Com crescimento ano a ano, a mobilidade por meio de aplicativos também deve assumir o protagonismo na transformação do segmento de maneira sustentável, contribuindo para agilizar a implantação da estrutura necessária para atender essa demanda.
Nesse contexto, um dos pilares são os carros elétricos, cujas vendas subiram 78% em 2022, segundo dados de julho da Associação Brasileira do Veículo Elétrico (ABVE).
De acordo com a instituição, entre julho e agosto as vendas devem atingir 100 mil unidades. Em 2022, o mercado já contabiliza 12.976 unidades vendidas, contra 7.290 no primeiro quadrimestre de 2021.No mundo, em 2021, houve recorde de vendas: 6,6 milhões de carros elétricos comercializados. O dado é da Agência Internacional de Energia.

Mais usuários

De acordo com uma pesquisa feita com 8 mil usuários do portal Guia Bolso e divulgada pelo jornal O Estado de S. Paulo no ano passado, os gastos com transportes por aplicativo subiram de 23,3% para 25,4% em relação a 2019.
O mesmo portal mostra o potencial de consumo que esse setor tem. Segundo a pesquisa, os 72 mil usuários cadastrados na plataforma afirmaram ter investido R$ 119, em média, por mês, em aplicativos de transporte.

Sustentabilidade

Olhando para o número crescente de usuários do transporte por aplicativo e, consequentemente, alavancar e agilizar a expansão do uso de veículos elétricos no Brasil, a 99 fundou a Aliança pela Mobilidade Sustentável. A iniciativa conta com a participação de outras grandes empresas do setor: BYD, CAOA Chery, Ipiranga, Movida, Raízen, Tupinambá Energia, Unidas e Zletric.
O objetivo da união é impulsionar a produção, adoção e infraestrutura para veículos sustentáveis. “A adoção de carros elétricos subiu 100% em um ano. Esses automóveis possuem menos impacto ambiental, preservam a saúde das pessoas e também reduzem custos com combustível em até 75%, mas ainda são muito mais caros do que os convencionais”, diz o diretor do DriverLAB da 99, Thiago Hipolito. “Construímos a Aliança para deixar esses modelos mais acessíveis para os motoristas parceiros da 99 e para as pessoas que mais precisam deles”, emenda.
A parceria é mais uma ação construída por meio do DriverLAB, centro de inovações da 99 que é 100% focado nos motoristas parceiros. Com investimento previsto de R$250 milhões nos próximos 3 anos, sendo R$100 milhões em 2022, o objetivo do DriverLAB é proporcionar mais bem-estar aos motoristas parceiros, com soluções de cuidado que ampliam seus ganhos, diminuem seus custos e promovem mais acesso a serviços.

Futuro

Segundo Hipolito, o fato de o aplicativo ter 750 mil motoristas parceiros cadastrados fornece grande escala para incentivar a demanda por carros elétricos e negociar melhores margens de custos de produção: “a gente é capaz de girar toda a indústria e favorecer o consumidor, seja ele condutor de app ou não”.
Segundo ele, a ideia é unir a indústria, incluindo setores de abastecimento, manufatura, locação e transporte por aplicativo para combinar especialidades de diferentes mercados e alavancar o desenvolvimento de todo o ecossistema.
A aliança pretende, ainda, envolver cada vez mais parceiros ao longo do tempo, incluindo a iniciativa privada, o poder público e o terceiro setor.

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