NAvegue pelos canais

Agência 99

Acompanhamento é fundamental para motoristas de aplicativo
Conteúdo patrocinado

Acompanhamento é fundamental para motoristas de aplicativo

AGÊNCIA DE COMUNICAÇÃO Conteúdo de responsabilidade da empresa 23 de agosto de 2022

Por Agência 99

Trabalhar como motorista de aplicativo é uma forma de tornar-se empreendedor, controlando seus próprios horários e ganhos, além de combinar uma jornada com mais autonomia.
E cuidar da saúde também deve estar na lista. De acordo com o médico infectologista do Instituto Emílio Ribas (São Paulo) e diretor da Sociedade Brasileira de Infectologia (SBI), Leonardo Weissmann, o motorista que trabalha em grandes cidades pode ficar exposto ao trânsito caótico e a uma jornada extensa, esquecendo-se de si próprio.
“Como resultado, isso gera cansaço físico e pode levar a transtornos mentais, como depressão e distúrbios do sono, desencadeados pelo alto nível de estresse. Outro ponto importante que não pode ser esquecido é o risco de perda da audição, muitas vezes grave e permanente, em consequência do ruído provocado pelo grande tráfego de veículos”, diz.
De acordo com ele, há cuidados que podem ajudar o trabalhador. Entre eles, estão praticar atividade física, evitando o sedentarismo; fazer pausas, esticar as pernas e caminhar um pouco, para não comprometer a circulação sanguínea; regular bem a altura do banco, encosto, volante, retrovisor e cinto de segurança, para evitar uma postura incorreta e dor nas costas; evitar jornadas exaustivas; fazer acompanhamento médico regularmente, focando na prevenção de doenças e no bem-estar.
O médico também dá outra dica. “Vírus e bactérias preferem ambientes fechados. Então, o ideal é que o motorista ande com os vidros abertos sempre que possível, para que tenha uma maior circulação do ar”, diz.

Cuidados

Desde a pandemia, muitos motoristas estão mais cautelosos. A 99, empresa de tecnologia voltada à mobilidade urbana e conveniência, atuou de maneira ativa durante os dois anos de pandemia de Coronavírus, com ações para preservar a saúde de motoristas parceiros e de passageiros.
E, mesmo diante da flexibilização do uso de máscaras, por exemplo, há motoristas que tomam cuidado para reduzir riscos de infecção. O motorista da cidade de Itanhaém, no litoral sul de São Paulo, Ademilson Ribeiro diz que mantém os cuidados com a Covid-19, como máscaras e álcool em gel, além de manter os vidros abertos para evitar outras doenças respiratórias. “Sempre que possível, mantenho os vidros abertos. Quando está muito calor e é necessário o ar, sugiro ao passageiro que, como eu, use máscara”, diz.
Ele afirma que procura estender os cuidados, já que em alguns dias as jornadas são maiores. “Dependendo do dia, procuro fazer pausas, ir em casa almoçar”, conta.
Para Ribeiro, a saúde é primordial. “O trabalho como motorista permite que tenha autonomia, entretanto, é preciso também ficar de olho em mim mesmo para não trabalhar tanto e esquecer da saúde, do lazer”, finaliza.

Encontrou algum erro? Entre em contato

Compartilhe