Agência Unico
AGÊNCIA DE COMUNICAÇÃO Conteúdo de responsabilidade da empresa 7 de agosto de 2023
As aulas são uma oportunidade para aprender e se atualizar sobre as inovações tecnológicas que interferem diretamente no dia a dia das pessoas
Tema presente no dia a dia, a identidade digital está relacionada com a valorização e o direito à cidadania das pessoas. Certamente, o constante avanço tecnológico nesse segmento traz implicações diretas para a vida das pessoas, criando boas oportunidades também no âmbito profissional.
Para aqueles que buscam se aprimorar no assunto, as Masterclasses Identidade e Cidadania Digital são uma oportunidade única para aprender com os maiores especialistas sobre o assunto.
Online e gratuito, o curso é uma parceria da Unico, empresa brasileira especializada em identidade digital, com o Centro Internacional de Pesquisa Atopos da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA/USP).
O objetivo das masterclasses é oferecer acesso a conceitos e aplicações sobre identidade e cidadania digitais. Dessa forma, é possível ampliar a conscientização das pessoas sobre oportunidades e direitos diante das rápidas transformações tecnológicas.
Ponto de partida para a definição e valorização de cada indivíduo, a identidade no formato digital traz elementos adicionais como controle de dados, segurança e privacidade.
“A autenticação da identidade é o que nos permite acessar serviços e produtos, e exercer a própria cidadania no ambiente digital. Para nós, é fundamental, inclusive, a consciência do direito à privacidade e proteção dos nossos dados pessoais para que toda essa transformação digital seja segura, confiável e que esteja a serviço de uma sociedade melhor”, explica Pedro Henrique de Oliveira, Head de Comunicação da Unico.
Por conta disso, Oliveira acredita na importância em promover acesso a conteúdos que ajudem a promover um debate mais amplo sobre o que já é parte do dia a dia das pessoas.
Estrutura das masterclasses
As aulas são ministradas por professores e profissionais de mercado referências em suas especialidades. “Nesse curso, reunimos o que há de mais relevante e atual, em nível mundial, em termos de reflexões acadêmicas e de mercado sobre identidade e exercício da cidadania digital”, destaca Massimo Di Felice, coordenador do Centro Internacional de Pesquisa Atopos, professor titular na USP e responsável pelo projeto.
Para Di Felice, essa é uma oportunidade única para quem deseja acessar conteúdos gratuitos que certamente vão colaborar para a formação contínua de todos os profissionais, independentemente do campo de atuação ou estudo. “Sabemos que apenas a formação universitária não garante empregabilidade e aprendizado. Portanto, é indispensável se manter atualizado e identificar transformações e tendências no cenário que vivemos”.
No total, são cinco aulas online. Entre os temas, a evolução das redes que conectam pessoas, dispositivos, natureza e tudo mais que nos cerca no mundo físico-digital e que criam um novo indivíduo, o “infovíduo”, conceito apresentado pelo próprio professor Di Felice.
Atual e muito relevante, o curso debate também o Open Data, ou dados abertos, centrado no compartilhamento livre e ilimitado de dados e que pode colocar em risco o direito à privacidade. Para falar sobre o assunto, Yasodara Cordova, pesquisadora-chefe de Privacidade da Único e mestra Governança Democrática e Inovação pela Universidade de Harvard (EUA).
As masterclasses abordam em duas aulas a relevância da internet para o empoderamento de povos indígenas. O assunto é apresentado pela atual ministra dos Povos Originários, Sonia Guajajara, e também por Eliete Pereira, doutora em Ciências da Comunicação pela Escola de Comunicações e Artes da USP e pesquisadora do Centro de Pesquisa ATOPOS (ECA/USP).
Com o tema “Digital twin: a identidade na época do onlife”, o curso gratuito traz ainda uma aula com Derrick de Kerckhove, autor de The Skin of Culture and Connected Intelligence e professor na Universidade de Toronto, no Canadá.
Compartilhada com a rede de universidades públicas e privadas do Brasil, as masterclasses Identidade e Cidadania Digital – Unico & Atopos/USP são gratuitas e também estão à disposição do público em geral. Para acessar o conteúdo é só entrar na plataforma Cidadania Digital, no endereço www.plataformacidadaniadigital.com.br.
A OESP não é(são) responsável(is) por erros, incorreções, atrasos ou quaisquer decisões tomadas por seus clientes com base nos Conteúdos ora disponibilizados, bem como tais Conteúdos não representam a opinião da OESP e são de inteira responsabilidade da Acesso Digital Tecnologia da Informação S.A.
Leia também
-
Agência Unico Caí em um golpe financeiro. E agora?
20 de dezembro de 2023Quem nunca ouviu falar de alguém que teve o cartão de crédito clonado ou que clicou em um link e teve os dados bancários roubados?
Saiba Mais -
Agência Unico Vale a pena trocar seus dados por descontos e brindes?
26 de janeiro de 2023Por Agência Unico Com a LGPD, os consumidores têm o poder para avaliar e entregar as informações solicitadas apenas para as empresas desejadas Quem nunca informou seus dados para ter acesso a
Saiba Mais -
Agência Unico LGPD em 2023: o RH não precisa se preocupar?
7 de dezembro de 2022Por Agência Unico Agência Nacional de Proteção de Dados (ANPD) depende apenas da conclusão das normas jurídicas que vão dar sustentação para a atuação As sanções previstas a quem
Saiba Mais