Agência Geocracia
AGÊNCIA DE COMUNICAÇÃO Conteúdo de responsabilidade da empresa 12 de dezembro de 2022
Por Agência Geocracia
Mateus Szwarcwing, diretor-presidente da Infra S.A., enaltece importância do acesso a dados confiáveis na decisão de investimento.
Diretor-presidente da Infra S.A., estatal que reuniu as estruturas das antigas Valec e da EPL (Empresa de Planejamento e Logística) e ficou responsável pelo PNL (Plano Nacional de Logística), Mateus Szwarcwing salienta a importância do acesso a dados confiáveis para atrair investidores em infraestrutura. À Agência Geocracia, ele diz que 'um planejamento de longo prazo bem estruturado e com metodologias claras entrega aos investidores a previsibilidade necessária para avaliação de riscos'.
Nesse sentido, o ex-diretor de Programa da Secretaria Executiva do Ministério da Infraestrutura e ex-diretor-presidente da EPL.Nos anos de 2008 a 2012, Szwarcwing enaltece o Observatório Nacional de Transporte e Logística (ONTL), da própria Infra S,A., como um centro de inteligência que reúne dados e informações .e todo os segmentos que envolvem a logística de transportes.
Acompanhe, a seguir, a entrevista na íntegra.
A união de EPL e Valec sob o guarda-chuva da Infra S.A. é considerada por especialistas em infraestrutura como uma decisão acertada, sobretudo em um cenário de esperado aumento dos investimentos no país. Como tem sido esta experiência e a composição das estruturas internas?
A incorporação da EPL pela Valec resultou na Infra S.A. e foi autorizada pelo Decreto nº 11.081, de 24 de maio de 2022. Todo o processo foi conduzido com muita responsabilidade pelo Ministério da Infraestrutura e Ministério da Economia. Hoje, a Infra S.A. conta com um quadro técnico altamente qualificado para o desenvolvimento de atividades de planejamento do setor de transporte, estruturação de projetos para desestatização de ativos de infraestrutura e execução de obras de engenharia ferroviária. A empresa também conta com um modelo de gestão eficiente e alinhado às melhores práticas de governança do governo federal.
Em termos de apoio aos investimentos em infraestrutura, quais são os objetivos da nova empresa?
A Infra S.A. atua no desenvolvimento de estudos para desestatização de ativos de infraestrutura. Atualmente, a carteira de projetos da empresa conta com mais de 60 empreendimentos que vão resultar em parcerias público-privadas, concessões, arrendamentos e privatizações. A estimativa é de que os projetos em andamento gerem mais de R$ 200 bilhões em investimentos nos setores rodoviário, ferroviário, aeroportuário e aquaviário.
Um dos maiores desafios para potenciais investidores em infraestrutura, sobretudo estrangeiros, é ter acesso a dados confiáveis e atualizados sobre o território brasileiro. Como o país – e a Infra S.A., em particular – pode contribuir para facilitar essa importante tarefa de avaliação de risco?
Um planejamento de longo prazo bem estruturado e com metodologias claras entrega aos investidores a previsibilidade necessária para avaliação de riscos. A Infra S.A. é responsável pelo desenvolvimento do Plano Nacional de Logística. O documento identifica e propõe, com base no diagnóstico atual, soluções que contribuam para o desenvolvimento brasileiro. O objetivo é indicar empreendimentos que propiciem a redução dos custos, melhorar o nível de serviço para os usuários, buscar o equilíbrio da matriz, aumentar a eficiência dos modos utilizados para a movimentação das cargas e diminuir a emissão de poluentes.
Considerando que a Valec e a EPL tinham experiências distintas com metadados acessíveis e interoperáveis, com base em informação geográfica, há alguma previsão para a consolidação dos dados e sua disponibilização para a sociedade?
O ONTL da Infra S.A. é um centro de inteligência que reúne dados e informações de todo os segmentos que envolvem a logística de transportes. O ONTL atua para dar suporte ao planejamento desenvolvido pela empresa e conta com uma série de publicações e aplicações que são disponibilizadas à sociedade.
Recentemente, a Infra S.A. realizou um webinar onde apresentou o Manual de Priorização de Ações e Avaliação Socioeconômica para Apoio ao Planejamento de Sistemas e Infraestruturas de Transportes. É possível apontar qual será a racionalidade do processo que subsidiará a tomada de decisão na formação de uma carteira de projetos?
O conceito que embasa os métodos apresentados na recente publicação técnica é o 'planejamento voltado a resultados'. Representado por um conjunto de métodos aplicados na avaliação de sistemas e projetos de infraestrutura de transportes conforme experiências internacionais e nacionais, todas voltadas para a estimativa de benefícios a serem avaliadas em função dos custos dessas iniciativas. O resultado desses métodos aplicados fornece aos tomadores de decisão toda a informação técnica necessária para a priorização e decisão sobre as ações, permitindo compor carteiras eficientes e que geram benefícios econômicos, sociais e ambientais para a sociedade.
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