Fundação Grupo Boticário alavanca iniciativas para ajudar cidades a se adaptar às mudanças climáticas
28 de dezembro de 2025
A Fundação Grupo Boticário começou a ampliar a escala das soluções baseadas na natureza (SBN), que são iniciativas que precisam gerar benefícios tanto para as pessoas quanto para a biodiversidade.
Um exemplo disso são parques lineares instalados às margens de rios, que podem servir simultaneamente como área de lazer, refúgio para animais silvestres e mecanismo de proteção contra enchentes.
A iniciativa do Grupo, que está há mais de dez anos dedicado ao tema, acontece por meio do Programa Solução Natureza e nasceu após uma investigação direta sobre os obstáculos para que cidades brasileiras adotem mais projetos desse tipo.
Juliana Ribeiro, gerente de Projetos da Fundação Grupo Boticário de Proteção à Natureza, explica o conceito do projeto. “São ações que usam processos naturais e serviços ecossistêmicos para resolver problemas da sociedade. Parece um conceito ambiental, mas é muito focado nos desafios humanos.”
O programa atua em quatro frentes: disseminação de conhecimento, melhoria do ambiente regulatório, estímulo a mecanismos financeiros e uma incubadora de projetos urbanos que integrem a natureza como parte da solução.
A incubadora recebeu mais de 100 propostas de cidades brasileiras e selecionou 29 para acompanhamento técnico e apresentação a grandes financiadores no Fórum de Líderes Locais, pré-COP-30, no Rio de Janeiro.
“Nosso objetivo é ver esses projetos saindo do papel, tornando as cidades mais verdes, resilientes e inclusivas”, afirma a especialista.
Somados, os projetos selecionados têm potencial para beneficiar 1,5 milhão de pessoas diretamente e 30 milhões indiretamente, mobilizando cerca de R$ 3 bilhões em investimentos. O potencial, no entanto, é muito maior: o desenvolvimento urbano brasileiro movimenta cerca de R$ 200 bilhões por ano.
Clique aqui para ler a matéria completa, produzida pelo Estadão Blue Studio, com patrocínio de Fundação Grupo Boticário.
15 de janeiro de 2026
Encontro discute os impactos da justiça gratuita no judiciário trabalhista
12 de janeiro de 2026
Santa Catarina, Estado de encantamento
7 de janeiro de 2026
Santa Catarina: segurança em primeiro lugar
16 de dezembro de 2025
PERFIL PROFISSIONAL Lucas Aliberti
11 de dezembro de 2025
PERFIL PROFISSIONAL: Debora Cristina Rodrigues
10 de dezembro de 2025
“O maior inimigo das marcas é a apatia”, diz o Cofundador e CCO da Euphoria Creative, Marcelo Rizério
20 de dezembro de 2024
Estadão Summit Imobiliário 2024: debates estratégicos marcaram a 9ª edição do evento
19 de dezembro de 2024
Fórum Estadão Reconstrução da Educação
5 de dezembro de 2024
Prêmio Estadão Finanças Mais 2024
29 de dezembro de 2025
Guia de Pós+MBA 2025
Prêmio Mobilidade Estadão 2026
Estadão apresenta: Guia da Faculdade 2025
12 de maio de 2023
Minha Canção #12 – Marcelo D2 (Parte 01)
5 de maio de 2023
Por Aí, com Patrícia Ferraz – 10ª edição do ‘Paladar Cozinha do Brasil’
3 de maio de 2023
Som a Pino Entrevista BNegão: ‘Eu gosto da possibilidade de viver tudo’
21 de agosto de 2023
Mochila da ‘raposinha’: conheça a marca Fjällräven, que virou febre no verão europeu e na Faria Lima
19 de agosto de 2023
‘Quero ser um jogador global’, diz Neymar sobre decisão de jogar no Al Hilal, da Arábia Saudita
2 de agosto de 2023
BRADESCO SEGUROS E TADEU SCHMIDT TRAZEM ‘TADEUZINHO’ PARA CONSCIENTIZAR POPULAÇÃO SOBRE A IMPORTÂNCIA DO SEGURO AUTO