A luta contra o câncer começa com boas escolhas todos os dias

Hábitos saudáveis são fundamentais para prevenir tumores, assim como manter o acompanhamento médico regular, essencial para o diagnóstico precoce

10 de novembro de 2025

A luta contra o câncer começa com boas escolhas todos os dias

A prevenção ao câncer foi um dos temas debatidos durante o Congresso da Sociedade Europeia de Oncologia Médica (Esmo), realizado em outubro na Alemanha.

O evento, que é o segundo maior do mundo na área, reuniu 37 mil participantes para compartilhar informações e atualizações sobre descobertas pioneiras e tratamentos inovadores para a doença.

O oncologista clínico Carlos Henrique dos Anjos, do comitê gestor do Centro de Oncologia do Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo, explicou alguns dos motivos que podem ser definitivos para o surgimento da doença.

“Fatores como o consumo excessivo de bebidas alcoólicas, o tabagismo, a convivência frequente com fumantes, a obesidade, a exposição solar sem proteção e a falta de vacinas, especialmente contra HPV e hepatites, podem desencadear diversos tipos de tumores”, disse.

Já a oncologista clínica Alessandra Salgues, do Centro de Oncologia do Hospital Sírio-Libanês, ressaltou que “a prática de atividades físicas é igualmente importante tanto para a prevenção quanto para reduzir o risco de recidiva da enfermidade, com benefícios comparáveis aos de alguns tratamentos”.

O Hospital Sírio-Libanês, instituição de saúde acreditada pela Joint Commission International (JCI) e reconhecida pela revista Newsweek como uma das 20 melhores instituições de oncologia do mundo, conta com uma equipe multidisciplinar — com psicólogos, nutricionistas, terapeutas ocupacionais, entre outros — e terapias personalizadas, baseadas nas características de cada paciente.

“Outro diferencial do hospital é o corpo clínico altamente especializado, no qual cada profissional se dedica a tipos específicos de tumor, garantindo um atendimento mais preciso e personalizado”, destaca o oncologista Fernando Sabino, do Hospital Sírio-Libanês em Brasília e professor da pós-graduação da Faculdade Sírio-Libanês.

Clique aqui para ler a matéria completa, produzida pelo Estadão Blue Studio, com patrocínio de Hospital Sírio-Libanês.