Afya Summit 2026 discute como a tecnologia pode tornar a saúde mais humana

Em sua terceira edição, evento voltado à comunidade médica amplia programação e propõe uma reflexão sobre o futuro do cuidado em meio ao avanço da inteligência artificial

22 de junho de 2026

Afya Summit 2026 discute como a tecnologia pode tornar a saúde mais humana

A terceira edição do Afya Summit, evento voltado à comunidade médica, será realizado no dia 29 de agosto, no Auditório Ibirapuera, em São Paulo.

O tema deste ano é “Da tecnologia à humanização”, que tem como proposta discutir os impactos da inovação na prática clínica, na experiência do paciente e no bem-estar dos profissionais de saúde.

Isso porque, agora, o debate segue a uma questão mais ampla envolvendo as novas ferramentas tecnológicas: que tipo de cuidado será construído a partir delas?

Vale ressaltar que ferramentas baseadas em inteligência artificial, uso de dados, automação de processos e novas soluções digitais já influenciam desde a tomada de decisão clínica até a forma como pacientes acessam serviços e se relacionam com profissionais.

“Mais do que discutir o que a tecnologia é capaz de fazer, queremos refletir sobre a saúde que estamos construindo a partir dela”, disse Gustavo Meirelles, vice-presidente médico e de relações institucionais da Afya, ecossistema de educação e soluções para prática médica.

Em 2026, o Afya Summit apresenta uma programação ampliada, além de novos espaços de conteúdo e interação.

A curadoria é realizada por um comitê médico e uma comissão multiprofissional, responsáveis por definir temas, formatos e convidados a partir de discussões sobre os desafios reais da prática médica.

De acordo com Meirelles, esse é um dos diferenciais do evento. “A curadoria parte de quem vivencia diariamente os desafios da prática médica, seja na assistência, na gestão, na pesquisa ou na educação.”

Clique aqui para ler a matéria completa, produzida pelo Estadão Blue Studio, com patrocínio de Afya.