Escuta ativa e análise de dados impulsionam engajamento e retenção de talentos

Por meio de pesquisas, tecnologia e inteligência artificial, Pin People desenvolve ferramentas que auxiliam empresas a entender e melhorar a experiência de suas equipes

19 de novembro de 2025

Escuta ativa e análise de dados impulsionam engajamento e retenção de talentos

O relatório Panorama da Experiência da Pessoa Colaboradora 2025, da Pin People, mostra que manter o engajamento dos colaboradores durante sua jornada na empresa é um dos principais desafios de líderes e gestores.

Isso porque, segundo o estudo, o chamado “efeito lua de mel” tende a se dissipar ao longo dos anos: entre o onboarding – primeiros meses após a contratação – e o offboarding – momento de saída –, os índices caem 135% no LNPS, indicador que mede a percepção sobre a liderança, e 82% no Employee Net Promoter Score (eNPS), indicador de experiência com a empresa.

Frederico Lacerda, CEO da Pin People, explica que, no início da jornada, especialmente durante o onboarding, há uma expectativa alta e um entusiasmo natural com o novo ambiente e as novas oportunidades.

“Nesse período, as percepções sobre a liderança e a empresa são idealizadas, pois a pessoa colaboradora ainda está em fase de adaptação e, muitas vezes, carrega uma visão positiva e esperançosa de seu novo papel”, explica o executivo.

Com o passar do tempo, porém, as expectativas podem se frustrar, sobretudo em relação à cultura organizacional e à liderança – e esse distanciamento entre expectativa e realidade aumenta a rotatividade, um problema que afeta não só a empresa, devido aos custos de substituição,mas também a produtividade e a economia de forma mais ampla.

“Com uma rotatividade elevada, as empresas enfrentam um mercado de trabalho mais instável, onde a constante necessidade de novas contratações impacta diretamente a produtividade”, diz Lacerda.

Soluções da Pin People

A Pin People desenvolve ferramentas que ajudam empresas a entender e melhorar a experiência de suas equipes – do recrutamento ao desligamento.

A empresa também oferece consultoria especializada para apoiar a interpretação dos dados e a implementação de ações de melhoria contínua.

Ao longo de sua trajetória, a Pin People já analisou quase 100 milhões de respostas de colaboradores, apoiando mais de 700 empresas no Brasil e no exterior.

Veja algumas das ferramentas utilizadas:

Candidate Experience – Avalia a vivência de candidatos em processos seletivos e aponta ajustes na comunicação e na marca empregadora.

Onboarding Experience – Mede o acolhimento e a adaptação nos primeiros meses, contribuindo para acelerar o aculturamento e reduzir saídas precoces.

Journey Experience – Acompanha o engajamento e o clima organizacional, identificando fatores que afetam a motivação, o desempenho e a produtividade ao longo da jornada.

Offboarding Experience – Analisa percepções no momento do desligamento e revela oportunidades para aprimorar a retenção de talentos.

Clique aqui para ler a matéria completa, produzida pelo Estadão Blue Studio, com patrocínio de Pin People.